Série Bloco de Carnaval – Ynrra

Home/brechadas / Série Bloco de Carnaval – Ynrra

Publicado |

| em

por

Tags:

Compartilhe:

Ynrra é um bloco de elite da cidade, mas há poucas informações sobre a sua história. Saiba mais sobre a nossa série sobre bloco de carnaval.

Quando pensamos no final dos anos 60 e 70 vem rapidamente os blocos de elite, como Xafurdo, Puxa Saco, Jardineiras, Lords, Saca-Rolha, Lunik, Magnatas, Apaches, Samba-Ky, Simbora, Choppnicks, Ynrra, Anjos, Kafagestes, Bakulejo, Chefões, Ressaka, Alambike, Psyu (existe até hoje), Kuxixo, Kalifas e Jardim de Infância.

Desde segunda-feira (17) estamos falando sobre os blocos de carnaval de elite, que dominaram a capital do Rio Grande do Norte na década de 60 e 70.

Hoje, vamos falar sobre o Ynrra.

O Ynrra

Fotos: Revista Bzzz

Assim como o Puxa-Saco, o Ynra surgiu na década de 70 por meio de um grupo de amigos. São filhos de membros da elite do estado que se reuniam para brincar, curtir folia e ir na casa dos ricos para pegar comidas e bebidas para depois andar mais.

Mas, como surgiu o bloco? O bloco foi o primeiro em que Flávio Rocha brincou, mas também migrou para o Jardim de Infância.

Uma das curiosidades é que o ator Raul Cortez escolhia para brincar no bloco, no qual também brincava as Escolas de Samba.

Nome não é inventado: origem da palavra ‘Ynrra’

O nome tem origem em hebraíco e significa pomba. Além disso, achei registros de matérias no caderno de esporte mostrando que o nome era time de kart.

Poucas informações

São diminutas informações acerca do Ynra, a maioria vem de jornalistas que tem o contato mais próximo da elite potiguar. Além da revista Bzzz, que foi minha fonte para montar essa série de reportagem, também peguei algumas informações do Diário do Natal, disponível na Hemeroteca Nacional.

Outras informações achei em Fotos e Fatos Natal Antiga, que mostrou um dos componentes.

O bloco tem como formação de vários componentes, entre eles: “Amador, Marcílio, Flavinho, Sérgio Sapo, Lourenço, Tasso, Nelson, Paulo Freire, Eduardo, Marcelo, Galego Solon, Gondim, Wilsinho, Eudes, Wilson, Chagas e Niltinho”. Sua origem veio, portanto, na zona Leste.