Brechando/Cidades / O que significa a expressão Papa-Jerimum?

O que significa a expressão Papa-Jerimum?

Jerimum é o nome que conhecemos da fruta que muitos chamam de abóbora, bastante conhecida nas festas de Halloween e utilizamos para muitas de nossas receitas tradicionais do Rio Grande do Norte. Quem nasce neste estado é chamado de norte-riograndense ou potiguar, que em tupi significa “comedor de camarão”. Mas, você sabe o porquê de…

Compartilhe:

Jerimum é o nome que conhecemos da fruta que muitos chamam de abóbora, bastante conhecida nas festas de Halloween e utilizamos para muitas de nossas receitas tradicionais do Rio Grande do Norte. Quem nasce neste estado é chamado de norte-riograndense ou potiguar, que em tupi significa “comedor de camarão”. Mas, você sabe o porquê de alguns chamarem os natalenses de papa-jerimum? Não? Nós vamos te explicar.

De acordo com o Wikipedia:

Abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos gêneros:

Abobra – uma única espécie, nativa da América do Sul
Cucurbita – género que inclui os tipos de abóbora mais comuns e a abobrinha (courgette/zucchini).

Reza a lenda que o apelido papa jerimum vem de uma suposição que um tal presidente da província haveria pago ao funcionalismo público com jerimuns ao invés de moedas.

De acordo com o Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo, todavia, afirma que o presidente de província Lopo Joaquim de Almeida Henriques, que administrou de 30 de agosto de 1802 a 19 de fevereiro de 1806, mandou fazer roçados de mandioca e melancias e com elas pagara “possivelmente” aos funcionários públicos com essas espécies.

No ano de 1906, a primeira versão do Jornal Diário de Natal, na coluna intitulada “De meu canto”, o autor sob pseudônimo “Neto”, publicou a pretensão do então governador Pedro Velho de pagar aos funcionários com salários em atraso, com jerimuns, fazendo alusão ao presidente de província Lopo Joaquim, citado anteriormente. Nesta coluna, o autor acusa o governador de plantar jerimuns nos jardins públicos da cidade.

Apesar da origem ter uma história, digamos, “engraçada”, nenhum historiador confirmou a veracidade da história da expressão. Portanto, ninguém se sabe e ainda é só uma lenda.

O pessoal pouco utiliza expressão para se referir aos quem nasceram na capital do Rio Grande do Norte, apesar de que muitos tentam sempre relembrar deste gentílico curioso. A maioria dos políticos e jornalistas utilizam o termo “natalense” para afirmar quem nasceu na cidade do Natal.

Comentários

Uma resposta para “O que significa a expressão Papa-Jerimum?”

  1. Adriana Vilches

    Parabéns pelas informações.
    Eu , Adriana não gosto desse expressão, pois acho pejorativo.
    Vejo esse termo ,como pessoas bobas que não argumentar .
    Prefiro Riograndense..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus