Brechando/Cidades / Não nomeação de reitor do IFRN mostra o Brasil antidemocrático

Não nomeação de reitor do IFRN mostra o Brasil antidemocrático

reitor do IFRN

Teoricamente existe uma eleição para reitor de instituições federais, no qual alunos, servidores e professores decidem qual melhor pessoa para administrar as universidades e institutos da melhor maneira possível. No entanto, o Ministério da Educação está nem aí com essas eleições e estão nomeando quem quiser, mostrando que não respeita as decisões democráticas. Recentemente, o…

Compartilhe:

Teoricamente existe uma eleição para reitor de instituições federais, no qual alunos, servidores e professores decidem qual melhor pessoa para administrar as universidades e institutos da melhor maneira possível. No entanto, o Ministério da Educação está nem aí com essas eleições e estão nomeando quem quiser, mostrando que não respeita as decisões democráticas.

Recentemente, o MEC não nomeou o professor Arnóbio Araújo (foto acima do título) para reitor do IFRN.

Em seu lugar foi chamado uma pessoa, que tem uma visão mais bolsonarista.

Isso mostra, portanto, que o Brasil está cada vez mais antidemocrático, visto que neste domingo (20) houve uma manifestação a volta da Ditadura Militar, mostrando assim que o Brasil estava cada vez mais antidemocrático e isso está cada vez mais grave, visto que estamos passando por dois problemas, que são: a crise sanitária por conta do Coronavírus e um presidente que discursa a favor do Ato Inconstitucional Nº 5.

Essas eleições aconteceram sob vigência do antigo regime eleitoral dos Institutos Federal, a qual era instituído a paridade entre estudantes, técnicos-administrativos e docentes.

Além disso existe, uma Medida Provisória, elaborada no ano passado, para permitir que o Governo Federal possa nomear quem quisesse para ser reitor universitário.

A MP está na Câmara dos Deputados Federais e pode entrar em votação a qualquer momento.

Isso aconteceu não só no IFRN, mas também em outras universidades e institutos federais e recentemente aconteceu também no IFBA.

Estudantes, professores e funcionários dos IFRNs realizam uma campanha de mobilização, com a hashtag #PossedoReitorEleito, para pressionar o MEC a assinar a portaria de nomeação.

A intenção era que o Instituto não fique sob controle um representante de Bolsonaro.

O medo agora da comunidade acadêmica é que o reitor fortalecerá projetos privatistas e repressivos do governo.

Quem foi nomeado reitor do IFRN

O reitor nomeado foi Josué Moreira, do campus de Mossoró, que foi filiado ao PSDC e desde 2018 retornou ao PSL, apoiando a candidatura do deputado General Girão, apoiador ferrenho de Bolsonaro, que apoia a nomeação dele para a Reitoria do IFRN.

Mais votado pela comunidade acadêmica do IFRN, em dezembro passado, com 48,25% dos votos, o professor José Arnóbio de Araújo Filho derrotou o atual reitor Wyllys Farkatt Tabosa, que obteve 42,26%.

Arnóbio, no entanto, já foi reitor em 2012 do instituto federal.

Nesta segunda-feira (20), o Governo Federal nomeou um reitor que não participou do pleito, como determina a norma de nomeação Pró-tempore.

O Palácio do Planalto aguardou, como acontece em Universidades Federais, que o IF do Rio Grande do Norte enviasse uma lista tríplice para escolha, mas só colocou o nome de José Arnóbio, que foi democraticamente eleito pela comunidade acadêmica.

Terceiro colocado na eleição de dezembro, José Ribeiro de Souza Filho entrou com ação na justiça para fazer valer a tese da lista tríplice.

Ou seja, foi nomeado pelo tapetão.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus