Lambendo cartezes por aí em Natal

Lambendo cartezes por aí em Natal

Compartilhe:

O lambe-lambe é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache.  Quando feitos em série sua reprodução pode ser através de foto copiadoras ou silk-screen, algo que o Brechando fez em divulgar as informações durante atividades e manifestações feitas na capital potiguar nos últimos tempos. Mas, como é essa arte?

Geralmente é colado com cola de polvilho ou de farinha devido ao seu custo reduzido. Faz parte das novas linguagens da arte urbana contemporânea assim como o sticker art.

Apesar de ser contemporâneo, a arte de colar cartazes na rua nasceu no final do século 19 com o advento da indústria de impressão em massa, o que possibilitou a criação de uma nova mídia: o poster/cartaz. Mídia essa que possibilitou a disseminação da informação pela cidade através da colagem dos cartazes, o conteúdo desses variava de propagandas, eventos e até política. Uma indústria que fez grande uso deste tipo de mídia eram os circos por se tratarem de espetáculos itinerantes, logo era necessário que se utilizasse um veículo que fosse de rápida disseminação e com um custo barato.

Brechando começou a colocar lambes para que a comunicação fosse feita em larga escala, visto que muita gente que anda nas ruas não tem acesso à internet, embora pesquisas apontem que 90% das pessoas tenha internet e computador em casa.

Alguns cartazes colados pela equipe do site pode ser visto a seguir:

 

Lambe


Lambe
Lambe

Se viu mais algum lambe na cidade mande e-mail para o brechandoblog@gmail.com, que criaremos outros posts.

Você pode ler também:  Ateliê Cambará: bordados e pinturas com toques subversivos
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí