Brechando/Artistas Potiguares / Haverá uma interveção artística no Hospital João Machado

Haverá uma interveção artística no Hospital João Machado

O João Machado é o maior hospital psiquiátrico do Rio Grande do Norte e recebe urgências de todo o estado. Foi inaugurado no ano de 1957, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. A linha de tratamento atual obedece a lei 10.216, criada no ano de 2001. Apesar do atendimento psiquiátrico ter mudado ao longo…

Compartilhe:

O João Machado é o maior hospital psiquiátrico do Rio Grande do Norte e recebe urgências de todo o estado. Foi inaugurado no ano de 1957, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. A linha de tratamento atual obedece a lei 10.216, criada no ano de 2001. Apesar do atendimento psiquiátrico ter mudado ao longo do tempo, as pessoas ainda olham com preconceito os pacientes daquela unidade de saúde. Inicialmente, o local ficava numa região distante da cidade para receber pessoas considerada “loucas”.

Sim, antigamente, o tratamento era parecido com o que são vistos em filmes sobre hospícios, como “O Estranho no Ninho”. Com essa lei, citada acima, o tratamento é um pouco mais humanizado e ficou definido que a principal finalidade do tratamento será a reinserção social do paciente.

O João Machado conta com 160 leitos, onde 140 são de pacientes que ficam internados entre 18 e 30 dias. O restante são de pessoas que moram no local e foram abandonadas pelos familiares.

Sabendo de que muitas pessoas não possuem alguma forma de se divertir e que muita gente tem preconceito com o hospital psiquiátrico, o cruor Arte Contemporânea convida a população natalense para participar da atividade “(Lou)Cura-se!”.

Cartaz do evento
Cartaz do evento

A intenção do grupo é fazer com que as pessoas tenham o contato com as pessoas e o interior do hospital. “Venha, venha mesmo viver essa história conosco e decifrar em gestos e movimentos as palavras contidas”, disse um dos integrantes do grupo Cruor na página do evento, que acontecerá no dia 23 de julho.

Performance faz parte de uma instauração cênica prática de pesquisa de Mestrado dos alunos do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Então, eles realizarão um cortejo com atuação e música com 21 atores em vários pontos do hospital, como a entrada, corredor do pavilhão masculino e feminino, árvores, farmácias, auditório e em todos os lugares do hospital psiquiátrico.

O (Lou)cure-se tem direção geral de Magno Pires e direção artística de Nara Salles. No cartaz diz que serão 10 pessoas por sessão.

Para saber mais, clique neste link.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus