O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (24) e vários estudantes de diversas escolas passarão uma tarde inteira fazendo provas sobre diversos assuntos. O exame é a porta de entrada para ingressar nas principais universidades públicas do país.
Nós do Brechando fomos conversar com alguns adolescentes para saber o que eles acham como vai ser a prova neste ano. Confira os depoimentos a seguir:
Quero fazer medicina. Espero que a prova seja boa e principalmente que consiga ter tempo para fazer todas as questões. Principalmente no dia de redação. Sei que não vai ser uma prova fácil, mas também não quero uma complicada, pois o maior desafio é o tempo. No começo do ano, os meus estudos eram mais leve e peguei pesado quando ficou mais próximo do Enem, quando entrou o desespero. Entrei para um curso de revisão a noite. Então era colégio de manhã e tarde e cursinho a noite.
Alice Pimenta, 17 anos
Pretendo fazer Biologia e depois ingressar no Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), acho que nesse ano vai ser uma prova mais difícil, pois percebi que com o passar dos anos a prova criou questões com muita pegadinha. Você tem que pensar bastante para não errar besteira. Na verdade, eu comecei a estudar para valer nos últimos dois meses, apesar de ter tido uma boa base. Tive ajuda de um professor particular, que me auxiliou resolvendo o máximo de questões possíveis e dando aquele apoio moral.
Raphael Ribeiro, 16 anos
Pretendo fazer o curso de Design Gráfico na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e jornalismo como a minha segunda opção. Estou no 2º ano do Ensino Médio e espero que consiga resolver boa parte da prova, pois não vi todos os assuntos, não o ano me preparando e a prova é conhecida por ser cansativa.
Sarah Vasconcelos, 15 anos
Eu ainda estou no 1º ano, mas quero fazer o Enem como uma forma de treinar quando chegar ao terceiro ano sabendo como funciona a prova. Espero que não tenha vazado a prova ou tenha algum problema esse ano. Quando eu fizer para valer pretendo tentar para Psicologia.
Daiane Leal, 17 anos
Pretendo fazer Direito e acho que neste ano vai ser mais difícil, pois mais faculdade aderiram ao Enem. Fiz um curso de revisão em setembro e quando chegava em casa ainda estudava mais. Dormia todos os dias às duas horas da manhã. Foi bastante cansativo.