Esta foto acima é o papódromo, conhecido como Espaço João Paulo II e fica dentro do Centro Administrativo do Rio Grande do Norte. Alguns natalenses utilizam o prédio para como ponto de referência para alguns lugares de Natal e foi construído especialmente para a visita do então Papa João Paulo II nos estados do Nordeste.
A visita aconteceu no ano de 1991, o Congresso Eucarístico Nacional foi sediado em Natal. O encerramento do encontro, que reuniu milhares de fiéis, foi realizado pelo papa João Paulo II. O papa participou do encerramento do evento, abençoou a catedral e plantou um pau-brasil no local aonde foi hospedado, que foi batizado de Casa de Treinamento João Paulo II em sua homenagem e é organizado pela Arquidiocese de Natal.
Na primeira e única visita a Natal, a terceira ao país, o papa abençoou a cripta – Capela do Santíssimo – da Catedral Metropolitana. O local fica no subsolo da igreja, onde é constantemente contemplado.
O evento ficou lotado e a missa bastante bonita. Minha mãe esteve no evento, pois na época um de seus afilhados iria fazer primeira comunhão durante o congresso. “Era um dia bem quente e quase não vi o papa direito”, dizia ela quando mostrava as fotos dessa eucaristia.
O prédio foi inaugurado em 1991, criou-se a esperança de que o espaço fosse um local apropriado para apresentações artísticas e culturais direcionadas a grandes públicos. Na época foi construído em uma das áreas nobres e mais valorizadas de Natal. Na época, em 1991, a obra custou 270 milhões de cruzeiros (moeda da época). Um valor absurdo para a época. O prédio parece para ser um chapéu de freira.
Entretanto, a intenção era que o prédio depois do congresso virasse um grande centro cultural. Depois do congresso, o local foi espaço para realização de alguns shows, como o da banda brasiliense Legião Urbana. O local, por muitos anos, ficou bastante abandonado.
Atualmente, o prédio hoje é a sede do programa Barriga Cheia, um restaurante popular, e a sede da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape).
Deixe um comentário