Para quem já realizou passeios na cidade do Rio de Janeiro sabe que as coisas na “Cidade Maravilhosa” são bastante caras. Porém, garimpando muito bem as coisas, pode encontrar alguns pontos turísticos com preço mais em conta. Faço uma lista de rolés baratos para visitar o Rio durante as férias. Confira a lista a seguir:
1) Cinelândia
A Cinelândia é o nome popular da região do entorno da Praça Floriano, localizada no centro. É cercada pelos prédios da Biblioteca Nacional, da Câmara Municipal (Palácio Pedro Ernesto), do antigo Supremo Tribunal Federal, do Palácio Monroe e do Theatro Municipal.
O nome Cinelândia popularizou-se a partir dos anos 30 por conta das dezenas de teatros, boates, bares e restaurantes que instalaram-se na região. Além disso, o local é palco de manifestações políticas.
O que tem para turistar? Tem a Confeitaria Colombo (fundada em 1894, uma das confeitarias mais antigas do país), cinema Odeon (conhecido pelos festivais de cinema), a praça Floriano (homenagem ao presidente Floriano Peixoto e tem uma feira com diversos artigos lá). Sem contar com as livrarias, os museus (Museu Nacional de Belas Artes, por exemplo) e os bares existentes.
2) Praia de Copacabana
Considerada uma das praias mais famosas do mundo, popularmente apelidada de “Princesinha do Mar”. Situa-se na Avenida Atlântica e é conhecida pelos grandes eventos, como shows de bandas internacionais e o ano novo. O local é conhecido pelo calçadão em forma de ondas do mar feita em estilo português, no qual tornou-se uma das referências. O local tem várias barracas para todos os gostos e idades. Além disso, no final da orla, possui duas estátuas de bronze com a imagem do escritor Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi.
Também tem o Forte de Copacabana, onde possui um museu e diversos restaurantes.
3) Bonde de Santa Teresa
Os bondes são bastante conhecidos no bairro de Santa Teresa. Foi desenvolvido pela Companhia Ferro-Carril, fundada em 1872. Ao longo de sua existência, o seu sistema chegou a ter mais de 35 veículos. Através do Decreto nº 21.846 de 18 de julho de 2001, a responsabilidade do Sistema de Bondes de Santa Teresa foi transferida para a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL).
Depois de quatro anos sem funcionar, os bondes voltaram a circular do Largo da Carioca até o Largo do Curvelo, o que corresponde a 900 metros dos 10 quilômetros do percurso total. Os bondes estão funcionando em fase de teste, das 11 às 16 horas, e é de graça. A estação do bonde fica do lado da entrada da sede da Petrobrás.
4) Parque Lage
O Parque Henrique Lage fica nos pés do morro do Corcovado, próximo ao Jardim Botânico. Possui uma área de mais de 52 hectares.
A história do Parque Lage tem início em 1811, quando Rodrigo de Freitas Mello e Castro adquire o Engenho de Açúcar Del Rei, às margens da lagoa. John Tyndale, paisagista inglês, recebeu, em 1840, a missão de reprojetar a fazenda e imprime à estrutura de seu projeto todo o romantismo encontrado em parques de sua terra natal. Em 1859, o parque passa para as mãos de Antônio Martins Lage (por isso o nome do parque). Em 1920, o neto dele, Henrique lage, adquire a fazenda.
Começou, então, o início a sua remodelação, convidando o arquiteto italiano Mario Vodret como projetista do palacete que fora de seu pai. Seu estilo era bastante diferente, mesclando diferentes tendências da época, enquadrando seus trabalhos no período da arte que se denominava eclético, o qual agradava a cantora lírica italiana, esposa de Henrique Lage, Gabriella Besanzoni. Em seu centro há um pátio com piscina e, em sua fachada, um pórtico bastante proeminente. Os jardins foram concebidos geometricamente, de acordo com a grandiosidade da mansão, de onde se avista o morro do Corcovado.
O local possui uma bela floresta, palmeiras imperiais, jardins construídos nos moldes europeus, chafariz, bancos, estátuas, aquário, torres, grutas, trilhas, exposições e diversas atrações para os turistas. A grande atração é a trilha que leva ao Corcovado, cruzando as florestas do Parque Nacional da Tijuca.
Em 2002, o rapper Snoop Dogg e Pharell gravaram uma parte do clipe da música Beautiful no parque. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1957. O palacete abriga, desde 1975, a Escola de Artes Visuais, gerenciada pela Secretaria Estadual de Cultura. A entrada é gratuita e fica ao lado da sede da Rede Globo.