No ano de 1978, o prefeito Vauban Bezerra de Farias construiu o viaduto do Baldo, uma via para interligar os bairros do centro com as zonas Leste e Sul da capital potiguar e colaborou para fluir o trânsito natalense e se tornou ponto de referência às diversas movimentações sociais realizadas nas áreas próximas à sua localização.
Mas existe uma foto da rua antes do viaduto?
Recentemente, a página do Facebook “Natal Como Eu Te Amo” colocou uma foto da via antes do viaduto. A foto tem mais de 300 curtidas e quase 100 compartilhamentos, a mesma pode ser conferida a seguir:
O viaduto fornece o acesso para Ribeira, Cidade Alta, Passo da Pátria e Alecrim. A via faz parte da Avenida do Contorno. Já a parte de baixo fica entre as avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco. Além disso, ela é próxima da Praça Almirante Tamandaré.
Atualmente, ela está passando por uma reforma e o acesso é interditado desde 2011 por determinação judicial, alegando que a estrutura tinha risco de cair com a falta de reparos.
Baldo é o nome do canal que inicialmente fica na Lagoa Manoel Felipe. Hoje é bastante poluído devido aos esgotos jogados dentro do canal. Era fornecedor de água potável às primeiras residências da capital potiguar.
O local era usado pelas lavadeiras do Barro Vermelho e Cidade Alta, que lavavam as roupas das residências em suas águas até os idos de 1970. Também era possível, até aquela época, encontrar peixes e cágados em suas águas, além de animais de pequeno porte, como guaxinins e cotias nas suas matas ciliares.
Já falamos sobre o canal (Colocamos até fotos da década de 50 quando não tinha o viaduto) nesta matéria aqui.
Deixe um comentário