Conheci as ideias do professor Hermógenes quando pratiquei Yoga no início da minha adolescência. Para quem não sabe, este potiguar foi quem começou a prática no Brasil e publicou diversos livros sobre o assunto. Ele faleceu no ano passado, aos 94 anos e continuava exercendo as atividades.
Hermógenes descobriu os benefícios da yoga para a saúde física e mental na década de 60, quando era militar e ainda não era reconhecido como professor. Após um diagnóstico de tuberculose avançada que quase o matou aos 35 anos de idade ele iniciou a prática.
Então, ele sentiu uma grande melhora de sua saúde e desta forma passou a divulgar a yoga. Hermógenes sobreviveu à tuberculose, chegou a Major do exército brasileiro e reformou-se como Tenente-Coronel e se tornou o respeitado Professor Hermógenes. Em 1962, fundou a Academia Hermógenes de Yoga, no centro do Rio de Janeiro.
Era doutorado em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e é Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine. O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d’Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrónica e Psiquiatria (Milão, 1977). Escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988, e a Medalha Tiradente em 8 de maio de 2000.
Foi um dos primeiros a trazer a mensagem de Sathya Sai Baba para o Brasil. Traduziu obras importantes de Satya Sai Baba para o português: “O Fluir da Canção do Senhor (Gita Vahini) e “Sadhana, o caminho interior”. A inauguração do primeiro centro aconteceu no dia 27 de junho em 1987 e foi denominado Centro Bhagavan Sri Sathya Sai Baba do Rio de Janeiro. Mas apesar de seu nome oficial, acabou ficando informalmente conhecido como Centro Sathya Sai de Vila Isabel, devido ao bairro de sua localização.
Em 2012, foi lançado um livro sobre sua biografia, “Hermógenes: Vida, Yoga, Fé e Amor”, escrito por um aluno e discípulo. Ao falecer, Hermógenes deixa duas filhas, seis netos e nove bisnetos.
Deixe um comentário