O nome está um pouco apagado, mas esse prédio era onde funcionava o colégio Dinâmico, também conhecido por oferecer aulas de cursinhos para aqueles que estavam tentando passar no vestibular. Há mais de 14 anos, a escola faliu e existe uma nostalgia muito grande dos natalenses por aquele lugar, principalmente aquelas pessoas que foram crianças e/ou adolescente nos anos 90. A instituição ficava no bairro de Cidade Alta, próximo da Avenida Deodoro da Fonseca.
Antes, o colégio era chamado Ginásio São Luiz, cujo diretor era o Padre Eymar Monteiro (falecido no ano de 2006), educador tradicional e escritor, com muitos livros publicados. Para quem não sabe, o monsenhor (sim, ele virou monsenhor depois) era um grande pesquisador sobre o Rio Grande do Norte e também ajudou na criação de escolas em outros municípios potiguares. Vale lembrar que o termo Ginásio é o antigo Ensino Fundamental. A escola foi fundada no ano de 1946.
O ex-governador Cortez Pereira colocou uma de suas filhas na escolinha do Padre Eymar, que era conhecido pela exigência. A arquitetura do prédio era modernista e bastante arrojado naquela época. O ex-deputado federal, Ney Lopes, disse que foi alfabetizado neste local.
Além de São Luiz, Natal tinha mais 13 escolas privadas, que eram o Colégio Imaculada da Conceição, Nossa Senhora das Neves, Santo Antônio (atual Marista), Escola Doméstica, Escola Industrial, Escola Normal, Escola Técnica de Comércio Alberto Maranhão, Escola Técnica de Comércio de Natal, Escola Técnica Visconde de Cairu, Ginásio 7 de Setembro, Instituto de Educação do Rio Grande do Norte, Seminário e Instituto Batista Bereiano e Seminário Menor de São Pedro.
Na década de 80, o Ginásio São Luiz fechou as portas e o Colégio Dinâmico se transformou. O prédio foi reformado e mantinha salas desde a Educação Infantil indo ao Pré-vestibular e cursinho preparativo para o vestibular. Era bastante famoso na década de 90 e muitos jovens natalenses já foram alunos.
Por falar em cursinhos, alguns professores populares, como Coquinho, ensinaram naquela instituição de ensino. Hoje, a escola não existe mais e agora é apenas um terreno em volta, conforme esta foto a seguir:
O colégio Dinâmico fechou suas portas em 2002, sendo um dos primeiras instituições tradicionais do centro de Natal a serem fechadas. No ano de 2012, o Colégio Imaculada da Conceição, o primeiro colégio particular de Natal, também encerrou as suas atividades.
Em 2011, um grupo de ex-alunos chegaram a visita as ruínas do que já foi o colégio para se despedir de sua estrutura antes de sua demolição. A intenção era transformar em um edifício residencial. O vídeo pode ser conferido a seguir:
Deixe um comentário