O professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Alípio Sousa Filho, expulsou a sala de aula durante uma aula na noite desta terça-feira (6), no setor de aulas II, local conhecido por abrigar diversos cursos de ciências humanas, como história, geografia, psicologia, comunicação social, filosofia e dentre outros. Segundo o relato do Centro Acadêmico (CA) do curso, o motivo da expulsão seria pelo fato da moça ter levado à filha criança dentro da instituição de ensino. O assunto viralizou nas redes sociais natalenses nesta quarta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher.
Sousa Filho é conhecido por debater assuntos voltados aos Direitos Humanos e no ano passado ele lançou o livro chamado “Tudo é construído, tudo é revogado”. Ele é graduado pela UFRN, doutor em sociologia (URD – Paris) e pós-doutor (UFRJ).
“[O professor esteve] indignado pelo fato de que a criança fazia um desenho junto a outra colega nos momentos finais da aula”, afirmou o CA. A mãe da jovem, que saiu da sala chorando, no entanto, levara a filha pelo fato de morar numa região periférica e muito menos para pagar uma babá.
O docente alegou que a presença de uma criança ao falar um conteúdo, principalmente para adulto, poderia atrapalhar o desenvolvimento cognitivo da jovem, no qual o assunto da aula era “Fatos Sociais” a partir do sociólogo Émile Durkheim. Os colegas da instituição afirmam que a mesma é aluna de outras quatro disciplinas na instituição, em que sua filha também a acompanha, e nunca ouviu nenhuma advertência do tipo, visto o comportamento exemplar da criança, que a ninguém incomoda, o que pode ser testemunhado por qualquer outro.
Até o momento, o professor não se pronunciou oficialmente sobre o assunto e muito menos a UFRN. Dentro dos áudios as frases ditas pelo acadêmico foram: “As pessoas precisam respeitar a autoridade do professor”/”Só vai (para universidade) quem tem condições”/ “Se Vire”/ “Façam nota, façam o escândalo que quiserem, vão pro caralho reclamar, agora quem vai na frente reclamar sou eu! Por que o professor tem a outorga do estado de mandar na sala de aula”.
O áudio completo do professor após expulsão da aula está circulando pelo Whatsapp e pode ser ouvido a seguir:
Caso não consiga escutar, clique neste link.
O CA mandou uma nota repudiando a atitude do professor. Confira a seguir:
O CA de Biomedicina também mandou uma nota de repúdio:
Deixe um comentário