Semana passada colocamos a foto de quando a estrutura de ferro da Ponte de Igapó ainda estava inteira, antes de demolirem parcialmente. Mas, agora vamos mostrar a Ponte Newton Navarro, uma vez que surgiu uma tentativa de desafogar o trânsito da estrutura do bairro de Igapó para os bairros da zona Sul e Leste de Natal. A ponte começou a construção no final da década de 90 e só ficou pronta em 2006.
A Ponte Newton Navarro liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona Leste de Natal e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potengi. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística.
A principal finalidade é a desobstrução do tráfego da Ponte de Igapó, melhorar o acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e a novos empreendimentos que vem se instalando na região norte, além de facilitar e aumentar o fluxo de turistas.
O seu nome homenageia Newton Navarro, visto que era um importante artista potiguar e já falamos no Brechando.
Veja a seguir a vista do rio Potengi sem a ponte nova
Hoje, a Ponte é cenário e cartão-turístico. Quando pensamos em Rio Potengi, rapidamente pensamos nela. Mas, como era a vista antes de instalar a ponte? Veja, portanto, esta foto construída na década de 1930:
Fotografia tirada em um casarão no bairro de Cidade Alta
História da Ponte Newton Navarro
O projeto da ponte, oficialmente, veio desde 1992 na então gestão do prefeito Aldo Tinoco. Porém, para algumas construtoras, a obra parecia impossível e não acreditavam que o estado teria capacidade para executar uma obra de tamanha magnitude.
Até que em 1996, Wilma de Faria, então prefeita da capital potiguar, trouxe novamente o projeto a tona, mas só quando ela assumiu a governadoria do estado em 2002, conseguiu por a ideia em prática. E em 2003, o governo assumiu a responsabilidade da obra. Além disso, no ano de 2004, foi aberto um novo edital de licitação.
As obras começaram oficialmente em 24 de outubro de 2004. Durante o ano 2005 a obra seguia em ritmo lentíssimo e cheia de empecilhos que atrasavam a obra, entre estes vários escandalos de super-faturamento envolvendo a governadora e várias datas de inauguração remarcadas.
A ponte foi liberada para o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas, as 8:00 da manhã do dia 21 de Novembro de 2007.
Sou Lara Paiva, tenho 31 anos e trabalho como jornalista e publicitária, ambas formações foram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, trabalho com publicidade e assessoria de imprensa, além de fazer mestrado.
Brechando é um blog desenvolvido desde o ano de 2015, onde conta histórias e curiosidades do Rio Grande do Norte por meio do jornalismo gonzo, além de um texto com característica única.
Arquivo
Manage Consent
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
Functional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
Deixe um comentário