Home/Cidades / Quando a Ponte Newton Navarro estava em obra

Quando a Ponte Newton Navarro estava em obra

Ponte Newton Navarro

Semana passada colocamos a foto de quando a estrutura de ferro da Ponte de Igapó ainda estava inteira, antes de demolirem parcialmente. Mas, agora vamos mostrar a Ponte Newton Navarro, uma vez que surgiu uma tentativa de desafogar o trânsito da estrutura do bairro de Igapó para os bairros da zona Sul e Leste de…

Compartilhe:
Semana passada colocamos a foto de quando a estrutura de ferro da Ponte de Igapó ainda estava inteira, antes de demolirem parcialmente. Mas, agora vamos mostrar a Ponte Newton Navarro, uma vez que surgiu uma tentativa de desafogar o trânsito da estrutura do bairro de Igapó para os bairros da zona Sul e Leste de Natal. A ponte começou a construção no final da década de 90 e só ficou pronta em 2006.A Ponte Newton Navarro liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona Leste de Natal e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potengi. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística.A principal finalidade é a desobstrução do tráfego da Ponte de Igapó, melhorar o acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e a novos empreendimentos que vem se instalando na região norte, além de facilitar e aumentar o fluxo de turistas.O seu nome homenageia Newton Navarro, visto que era um importante artista potiguar e já falamos no Brechando.

Veja a seguir a vista do rio Potengi sem a ponte nova

Hoje, a Ponte é cenário e cartão-turístico. Quando pensamos em Rio Potengi, rapidamente pensamos nela. Mas, como era a vista antes de instalar a ponte? Veja, portanto, esta foto construída na década de 1930:
Fotografia tirada em um casarão no bairro de Cidade Alta

História da Ponte Newton Navarro

O projeto da ponte, oficialmente, veio desde 1992 na então gestão do prefeito Aldo Tinoco. Porém, para algumas construtoras, a obra parecia impossível e não acreditavam que o estado teria capacidade para executar uma obra de tamanha magnitude.Até que em 1996, Wilma de Faria, então prefeita da capital potiguar, trouxe novamente o projeto a tona, mas só quando ela assumiu a governadoria do estado em 2002, conseguiu por a ideia em prática. E em 2003, o governo assumiu a responsabilidade da obra. Além disso, no ano de 2004, foi aberto um novo edital de licitação.As obras começaram oficialmente em 24 de outubro de 2004. Durante o ano 2005 a obra seguia em ritmo lentíssimo e cheia de empecilhos que atrasavam a obra, entre estes vários escandalos de super-faturamento envolvendo a governadora e várias datas de inauguração remarcadas.A ponte foi liberada para o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas, as 8:00 da manhã do dia 21 de Novembro de 2007.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus