Selo do Forte dos Reis Magos feito na década de 80 é hoje considerado raro

Selo do Forte dos Reis Magos feito na década de 80 é hoje considerado raro

Compartilhe:

O Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, foi o marco inicial da cidade. Fica ao lado direito da barra do Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, pelo calendário católico. Em formato de estrela, a fortaleza foi construída pelos colonizadores portugueses em 1598. Em 1633, os holandeses invadiram e, consequentemente, chamaram de Castelo de Ceulen.

Anos mais tarde, todavia, os portugueses conseguiram retomar a cidade e o forte. O monumento ainda preserva os canhões expostos na parte superior do prédio, capela com poço de água doce e alojamentos.

Por conta do ponto turístico, ele já foi imagem de cartão-postal e, inclusive, na reprodução de selo, conforme pode ser vista na imagem acima.

Na época era 50 centavos e a moeda do Brasil ainda era cruzeiros. Convertendo em reais, ela custa quase 1 real. Hoje, este selo pode ser encontrado no Mercado Livre por apenas 7 reais, uma vez que ela é destinada para os colecionadores de selo. Além disso, a imagem traz uma gravura em desenho de uma imagem aérea do Forte dos Reis Magos, com a colaração em laranja.

Os Correios lançou este selo no ano de 1986, numa coleção em que criou os principais pontos turísticos das capitais brasileiras, que são patrimônios históricos.

No ano de 1975, a empresa também lançou um selo com a Fortaleza dos Reis Magos, que você pode ver a seguir.

selo Forte dos Reis Magos

Além disso, achei um vídeo do colecionador Cláudio André, trazendo mais detalhe sobre este selo e o porquê de ser tão raro, que pode ser visto a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí