Ajude uma peça sobre transfobia sair do papel

Ajude uma peça sobre transfobia sair do papel

Compartilhe:

Esta foto foi tirada durante um ensaio de um novo espetáculo teatral em Natal. Que tal ajudar uma peça acontecer? Já divulgamos várias campanhas de financiamento coletivo, agora vamos divulgar mais uma. O grupo de teatro ‘Para eu parar de me doer’ está preparando o seu quarto espetáculo: ‘João ou Eu só queria ver os pássaros’, previsto para ser lançado ainda neste ano.

Veja o vídeo da campanha, que pretende arrecadar quatro mil reais e ganhará algumas recompensas, a seguir:

O link para ajuda-los é esse aqui:  vakinha.com.br/joao-ou-eu-so-queria-ver-os-passaros.

A peça se trata de um monólogo que aborda questões como homofobia e transfobia, um grito político e necessário por conta dos tempos tão sombrios, com o crescente número de mortes da comunidade LGBT no Brasil e principalmente, no estado do Rio Grande do Norte.

Os casos de homofobia são crescentes, a cada 28 horas um LGBT é brutalmente assassinado, no Brasil. O estado do Rio Grande do Norte é considerado um dos que mais matam ou coíbem a existência de LGBTTs no país e o primeiro do Nordeste. Os números de homofobia e transfobia somente não superam os dos estados de Mato Grosso e Roraima.

Foto: Carlos Roger Tavares
Foto: Carlos Roger Tavares

Enquanto que no RN são registrados 4,45 assassinatos de LGBT a cada milhão de habitantes, acontecem 4,71 mortes no estado mato-grossense. Os dados são do último levantamento realizado pelo portal Brasil Post, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Grupo Gay da Bahia (GGB).

De acordo com levantamento realizado pela (ONG) Transgender Europe, o Brasil é considerado o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. A pesquisa registrou 604 mortes de transgêneros brasileiros, entre 2008 e 2015, o que representa quase 50% de todos os óbitos de transexuais em todo o planeta.

Encenado por Thiago Medeiros, o espetáculo se alimenta de memórias afetivas do ator e sua relação com a irmã que nasceu Diego, mas desde cedo não se reconhecia como tal, construindo o seu plano de voo em busca de sua verdadeira identidade de gênero: Sarah. A peça conta com direção de Ana Cláudia Viana e Marcia Lohss, dramaturgia de Marina Rabelo e Michelle Ferret e trilha sonora de Simona Talma.

Esta é a terceira peça no currículo do grupo (‘Para Eu Parar de Me Doer’ e ‘Memórias do Alecrim’).

“João representa você, eu, a esperança de não ter medo de existir, apesar de tudo. É reaprender como criança, em meio a tanta dor, tentando se aproximar da liberdade dos pássaros e compartilhar reflexões tão urgentes em nós”, afirmou o grupo através de um release.

Mesmo sendo um monólogo, é composta de pessoas de diversas artes, tem profissionais da dança, teatro, música, literatura, sociologia, todos compartilhando suas experiências, com o único objetivo de questionar-nos sobre tais questões importantíssimas para o bem viver da humanidade e, que deve ser discutida exaustivamente.

A peça “João ou Eu Só queria ver os Pássaros” veio de uma pesquisa orientada pelo sociólogo Marcos Mariano – (Tirésias – Núcleo de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos/UFRN). O ator do espetáculo, juntamente com sua irmã integram parte das pesquisas de TCC e de Mestrado do sociólogo.

A equipe acredita que ‘João ou Eu Só queria ver os Pássaros’ é um espetáculo importante e relevante para a cena cultural de Natal e do Rio Grande do Norte, bem como para o nosso desenvolvimento social. Acreditamos que você também pense assim, então, participe, ajude fazer esta mensagem ser ouvida!

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí