Dia: 17 de março de 2017

  • Quais são as praias mais sujas de Natal?

    Quais são as praias mais sujas de Natal?

    Sempre esta pergunta vem em mente quando coloco os meus pés na beira d’água de alguma praia urbana da cidade, visto que as praias são rodeadas de esgotos à céu aberto, despejando todo tipo de sujeira para o Oceano. Por isso, existe um projeto chamado Água Azul, organizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Idema) em conjunto com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que examina quase todas as praias do litoral potiguar. Mas, afinal, qual é a praia mais poluída da cidade?

    Foto: Ana no Mundo

    O último boletim publicado no dia 9 de março apontou que a praia da Redinha, na parte mais próxima do Rio Potengi está imprópria para banho. Lembrando que a praia fica próxima do rio, onde os dejetos de muitos bairros de Natal, principalmente da zona Leste, são despejados dentro do corpo hídrico.

    O boletim de balneabilidade é publicado no site do Idema, sendo que as praias são examinadas uma vez por semana em pontos instalados pelos próprios pesquisadores. O relatório traz a classificação das condições de balneabilidade das praias do Estado com base na quantidade de coliformes fecais encontrados. Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades significativas de água é também expressiva.

    Aqui segue a tabela sobre o boletim de balneabilidade de fevereiro e da primeira quinzena de março:

    Em outros lugares no litoral potiguar foi detectado que água está imprópria para banho na Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; o Balneário de Pium, em Parnamirim; e a Lagoa de Pitangi, em Extremoz. Três cidades localizadas na região da Grande Natal.