A foto acima é de autoria do Herácles Dantas para o antigo Diário de Natal, na década de 80, mostra um trio muito famoso em Natal por fazer medo aos presos e também aos natalenses. Eram conhecidos pelo nome de Trio Ternura e mataram vários detentos no Complexo Penal João Chaves, localizado na zona Norte, ou chamado “carinhosamente” de Caldeirão do Diabo.
O nome do trio era Paulo Nicácio da Silva, conhecido como “Paulo Queixada”, Vlademir Alex Mendes de Oliveira, “Demir”, e Ivanaldo Félix da Silva, o Naldinho do Mereto.
Queixada lhes conheceu quando foi preso em 1983 após matar um médico e uma enfermeira no estacionamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), chegando a estuprar a vítima e colocar fogos nos corpos. Então, ele foi conduzido para a então Penitenciária Doutor João Chaves, que era a maior do estado naquela época. Lá, o Queixada conheceu Demir e Naldinho, formando assim o trio que fazia medo na cidade, principalmente as crianças.
A falta de controle da vida dentro da penitenciária João Chaves fez com que os presos, literalmente, matassem uns aos outros.
A Penitenciária Central Doutor João Chaves começou a ser construída em 1953. Porém, a obra só foi finalizada em 1968, no governo do Monsenhor Walfredo Gurgel. Em 2006, a penitenciária foi derrubada, dando lugar ao Complexo Cultural da Zona Norte.
Já dentro do “Caldeirão do Diabo”, Queixada ganhou o status de líder da cadeira. A condição foi ganha com a morte de 13 detentos ao longo dos anos. A liderança era dividida com Demir e Naldinho do Mereto, que retirava os olhos das vítimas para que elas não pudessem “reconhecer ele no inferno”. Algun dizem que o grupo teria até feito pactos demoníacos.
O final dos três foi trágico e aconteceu no ano de 1995. Demir matou a facadas os dois amigos. Pouco tempo depois, o próprio Demir viria a ser assassinado dentro da cadeia por um novato chamado Chocolate.
De acordo com a Polícia Civil, Paulo Queixada foi assassinado por Demir porque ele havia se queixado de fortes dores no fígado. Depois, o Naldinho também foi assassinado por ser “braço direito” do Queixada. Isto foi o fim do Trio Ternura.
Deixe um comentário