Qual município do RN mais distante de Natal?

Qual município do RN mais distante de Natal?

Compartilhe:

O Rio Grande do Norte é um estado com uma área menor, comparada a outros estados, como São Paulo e Minas Gerais. Mas, você sabia que nem todas as cidades do RN tem uma distância curta? Algumas vezes é melhor viajar para Recife ou João Pessoa por conta da distância ser bem menor. Por isso, o Brechando vai revelar qual cidade do estado que é a mais distante da capital.

Venha-Ver é o seu nome

Além do nome peculiar, a cidade de Venha-Ver é considerada a cidade potiguar mais distante de Natal. Fica a 452 quilômetros a oeste da capital. Ou seja, mais perto ir para Recife e fazer duas voltas, do que ir para Venha-Ver. Além disso, ocupa uma área de aproximadamente 72 km².

De acordo com o censo demográfico de 2010, a população era de 3 821 habitantes. Como resultado é o 137° maior em população do estado. Assim, é a 26ª menor cidade do RN, a primeira é Viçosa.

Situado no extremo oeste do estado, na região do Alto Oeste Potiguar, o município de Venha-Ver abriga o ponto mais alto do Rio Grande do Norte, a Serra do Coqueiro, e foi emancipado de São Miguel na década de 1990, sendo instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1997. Com uma população predominante católica, o município abriga o Santuário Frei Damião, que atrai centenas de fiéis anualmente.

Origem do nome

Uma explicação para a origem do termo “Venha-Ver” é contada pelos mais antigos, que tem relação com o namoro entre uma filha de um fazendeiro e um de seus escravos. O fazendeiro ficou descontente com essa amizade, mandando sua filha para uma outra região. Algum tempo depois, esse fazendeiro foi à procura de sua filha em uma manhã, no dia de sua partida, quando recebeu de uma de suas escravas a informação de que sua filha estaria proseando com o namorado. O fazendeiro não acreditou na conversa, por isso, a escrava que havia contado essa história chamou a filha do fazendeiro para comprovar que a informação era verdadeira. A escrava, enfrentando o patrão revoltado, disse Venha ver. Algum tempo depois, esse povoado passaria a se chamar de “Venha-Ver“.

Outra explicação para a origem do nome é relacionada aos fortes traços de cultura judaica. A população por mais que fosse católica, a sua origem eram de judeus convertidos ao cristianismo, também chamado de cristão novo. Por isso, a origem do nome da cidade vem de uma provável fusão da forma verbal “vem” (forma conjugada da terceira pessoa do singular do presente do indicativo da forma verbal vir, em língua portuguesa) com o termo hebraico “chaver” (que se pronuncia ráver), cujo significado é amigo, companheiro. Ao longo do tempo, Venha-Ver foi sobressaindo entre as comunidades pertencentes a São Miguel, crescendo na produção agrícola e a nível populacional.

As cinco cidades mais distantes da capital

A seguir fiz uma lista dos municípios mais distantes de Natal. Confira, portanto, a seguir.

1) Venha-Ver: 454 km.
2) Coronel João Pessoa: 443 km.
3) Luís Gomes: 442 km.
4) São Miguel: 433 km.
5) Major Sales: 428 km.

Sabia desta informação? Deixe, portanto, o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Qual município do RN mais distante de Natal?”

  1. Antenor Dias Aragão

    Muito legal essa informação de distanciamento entre cidades de Estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí