Dia do Social Mídia = Tem um dia só para mim

Dia do Social Mídia = Tem um dia só para mim

Compartilhe:

Em 2015, no dia 30/06, a Organização das Nações Unidas (ONU) festejou o Dia da Mídia Social para comemorar a primeira rede social da história, o ClassMates.com que nasceu em 1995.

No Brasil, a primeira Mídia Social que “bombou” foi o Orkut, em 2004. Criado por um engenheiro turco, que mirou nos usuários do Tio Sam, mas acabou conquistando países como Índia e Brasil. Dia 30/06 é conhecido como “O Social Media Day”, uma homenagem ao impacto e revolução que as mídias sociais provocaram nas sociedades. Além disso, ajudou a criar profissionais da comunicação que trabalham exclusivamente na área, como eu!

E hoje vou comemorar o dia do Social Mídia com a criação de um post.

Afinal, o que faz um social mídia?

Corrigindo o primeiro texto que fiz da profissão, o social media é aquele responsável em monitorar e planejar as postagens nas redes sociais. Além disso, ele pode responder comentários e mensagens privadas que muitos clientes têm dúvidas, elaborar postagens criativas e criar campanhas de marketing de uma determinada empresa (cliente) dentro do Facebook, Instagram, Twitter e dente outras mídias sociais existentes. O correto é que tenha uma equipe de social mídia dividindo as tarefas para criação das artes/vídeos, textos para as legendas e títulos, geração de ads e responsável em atender os clientes.

É fácil postar nas mídias sociais, fato. Porém, muito difícil criar uma postagem fazer com que o público chame atenção e começa a interagir. Criar uma arte (alguns social media fazem isso. Então, aprenda Corel, Photoshop e Illustrator enquanto é tempo), texto e gerir um conteúdo tem que ser milimetricamente calculado. Sem contar que as mensagens em cada mídia social pode diferenciar.

Você pode ler também:  Cinco vantagens de fazer terapia e o porquê me ajudou a ser menos ansiosa

Além disso, ás vezes tem que exercer um pouco de papel de assessor de imprensa, principalmente quando o seu cliente passa por uma crise de imagem e precisa das mídias sociais para “limpar a sua imagem”.

Por ser uma área relativamente nova não ainda um consenso ou um escopo das competências para se atuar nesta área. Algumas são óbvias como o conhecimento das ferramentas, tais como o Facebook, e também de ferramentas específicas para atualizar diversas mídias sociais ao mesmo tempo, pode ser o Estúdio de Criação do próprio Facebook e também o Etus e Mlabs.

Mais ferramentas

Ainda tem que saber um pouco de ferramenta SEO (indexar o nome de sua empresa no Google não é algo mágico e fácil) e um pouco de programação, principalmente se o seu cliente quer anexar matérias no site no Instant Articles do Facebook.

Ainda tem a parte dos relatórios, visto que alguns empresários ainda não entendem a temática das mídias sociais e acham que é desperdício de dinheiro. Principalmente aqui em Natal, visto que as pessoas querem pagar menos que um salário mínimo para o profissional.

Enfim, o social media pode atuar em diversas áreas. Por enquanto, o profissional faz tudo isso que citei ao mesmo tempo, mas existe empresas que criaram uma área de mídias digitais, onde o profissional exerce uma determinada função.

O que queria para esse dia

Aqui listo quatro coisas que todo social mídia deveria ter:

1) Massagem após aguentar alterações

Pense numa coisa que após a aprovação do cliente, postamos e ele pede uma alteração. Nos estressando até fechar um acordo comum. O cliente depois disso poderia marcar um dia no SPA para ganhar uma massagem.

Você pode ler também:  Vida tem gosto de Céu

2) Um curso para ensinar as novas tendências com gratuidade e vitalícia

O social mídia precisa atualizar o tempo todo e realiza os cursos o tempo todo. Acho que os clientes poderiam nos incentivar a continuar estudando, pagando de forma vitálicia os nossos estudos.

3) Uma rede social menos tóxica para divulgar os seus produtos

O Instagram é a rede social do Facebook e a segunda mais utilizada pelo brasileiro. Mas, esta é muito cansativa. Precisa criar vídeo, imagem, carrossel e ainda tem que ouvir reclamação de Deus e o mundo.

4) Pedir aquele folgado a trabalhar no meu lugar por um dia

Todo social mídia já ouviu a seguinte frase: “Qualquer um faz gestão de social mídia”. Ao ouvir, todo mundo que reclama disso deveria trabalhar por um dia nesta área.

Você conhece algum social mídia? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí