Dia do Social Mídia

Dia do Social Mídia = Tem um dia só para mim

Artigo
Compartilhe:

Em 2015, no dia 30/06, a Organização das Nações Unidas (ONU) festejou o Dia da Mídia Social para comemorar a primeira rede social da história, o ClassMates.com que nasceu em 1995.

No Brasil, a primeira Mídia Social que “bombou” foi o Orkut, em 2004. Criado por um engenheiro turco, que mirou nos usuários do Tio Sam, mas acabou conquistando países como Índia e Brasil. Dia 30/06 é conhecido como “O Social Media Day”, uma homenagem ao impacto e revolução que as mídias sociais provocaram nas sociedades. Além disso, ajudou a criar profissionais da comunicação que trabalham exclusivamente na área, como eu!

E hoje vou comemorar o dia do Social Mídia com a criação de um post.

Afinal, o que faz um social mídia?

Corrigindo o primeiro texto que fiz da profissão, o social media é aquele responsável em monitorar e planejar as postagens nas redes sociais. Além disso, ele pode responder comentários e mensagens privadas que muitos clientes têm dúvidas, elaborar postagens criativas e criar campanhas de marketing de uma determinada empresa (cliente) dentro do Facebook, Instagram, Twitter e dente outras mídias sociais existentes. O correto é que tenha uma equipe de social mídia dividindo as tarefas para criação das artes/vídeos, textos para as legendas e títulos, geração de ads e responsável em atender os clientes.

É fácil postar nas mídias sociais, fato. Porém, muito difícil criar uma postagem fazer com que o público chame atenção e começa a interagir. Criar uma arte (alguns social media fazem isso. Então, aprenda Corel, Photoshop e Illustrator enquanto é tempo), texto e gerir um conteúdo tem que ser milimetricamente calculado. Sem contar que as mensagens em cada mídia social pode diferenciar.

Além disso, ás vezes tem que exercer um pouco de papel de assessor de imprensa, principalmente quando o seu cliente passa por uma crise de imagem e precisa das mídias sociais para “limpar a sua imagem”.

Por ser uma área relativamente nova não ainda um consenso ou um escopo das competências para se atuar nesta área. Algumas são óbvias como o conhecimento das ferramentas, tais como o Facebook, e também de ferramentas específicas para atualizar diversas mídias sociais ao mesmo tempo, pode ser o Estúdio de Criação do próprio Facebook e também o Etus e Mlabs.

Mais ferramentas

Ainda tem que saber um pouco de ferramenta SEO (indexar o nome de sua empresa no Google não é algo mágico e fácil) e um pouco de programação, principalmente se o seu cliente quer anexar matérias no site no Instant Articles do Facebook.

Ainda tem a parte dos relatórios, visto que alguns empresários ainda não entendem a temática das mídias sociais e acham que é desperdício de dinheiro. Principalmente aqui em Natal, visto que as pessoas querem pagar menos que um salário mínimo para o profissional.

Enfim, o social media pode atuar em diversas áreas. Por enquanto, o profissional faz tudo isso que citei ao mesmo tempo, mas existe empresas que criaram uma área de mídias digitais, onde o profissional exerce uma determinada função.

O que queria para esse dia

Aqui listo quatro coisas que todo social mídia deveria ter:

1) Massagem após aguentar alterações

Pense numa coisa que após a aprovação do cliente, postamos e ele pede uma alteração. Nos estressando até fechar um acordo comum. O cliente depois disso poderia marcar um dia no SPA para ganhar uma massagem.

2) Um curso para ensinar as novas tendências com gratuidade e vitalícia

O social mídia precisa atualizar o tempo todo e realiza os cursos o tempo todo. Acho que os clientes poderiam nos incentivar a continuar estudando, pagando de forma vitálicia os nossos estudos.

3) Uma rede social menos tóxica para divulgar os seus produtos

O Instagram é a rede social do Facebook e a segunda mais utilizada pelo brasileiro. Mas, esta é muito cansativa. Precisa criar vídeo, imagem, carrossel e ainda tem que ouvir reclamação de Deus e o mundo.

4) Pedir aquele folgado a trabalhar no meu lugar por um dia

Todo social mídia já ouviu a seguinte frase: “Qualquer um faz gestão de social mídia”. Ao ouvir, todo mundo que reclama disso deveria trabalhar por um dia nesta área.

Você conhece algum social mídia? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.