Linha do tempo sobre o prédio do TRE da Cidade Alta

Linha do tempo sobre o prédio do TRE da Cidade Alta

Compartilhe:

O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE) possui a sua sede administrativa na cidade do Natal, onde também se localiza o Centro de Operações da Justiça Eleitoral e o Fórum Eleitoral J. M. de Carvalho Santos. Além destes, compõem a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte as zonas eleitorais e os postos de atendimento das Centrais do Cidadão distribuídas ao logo de todo o Estado. Entretanto, o prédio que fica no bairro de Cidade Alta, no começo da Rua Ulisses Caldas fica a Corregedoria Geral de Justiça e o Ponto de Atendimento.

É lá que apuram as principais irregularidades dentro dos processos eleitorais e no tribunal, mas também as pessoas podem receber o atendimento com a finalidade em criar um título eleitor. Ou, ainda mesmo, regularizar a sua situação eleitoral. O foco deste texto, no entanto, é contar a história do prédio.

A primeira sede foi onde hoje é o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, onde ficou lá até 1937. Em 1945, a Justiça Eleitoral retomou as atividades após o fim do Estado Novo. A primeira sessão ocorreu no Tribunal de Apelação do Estado (atual Tribunal de Justiça do Estado), sito à Avenida Junqueira Aires, n.478, provisoriamente.

Somente nos anos 70 que mudou-se para um moderno prédio na Cidade Alta. O local ficava um casarão construído por João Crisóstomo Galvão em 1900 e onde foi instalado o primeiro telefone de Natal. No local foi construído a sede do Tribunal Regional Eleitoral, projeto elaborado em 1972 pelos arquitetos Daniel Holanda e João Maurício Fernandes de Miranda.

Confira a evolução, portanto, a seguir.

Você pode ler também:  Na Marisa de Cidade Alta está a primeira escada rolante de Natal
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí