Rua do Motor

Que rua famosa de Natal é essa

Curiosidades
Compartilhe:

Aqui está uma imagem da famosa Rua do Motor, que fica em Brasília Teimosa. Muitos a consideram perigosa por conta dos programas policiais, as mortes por violência, outros não sabem que ela existe e muitos utilizam a via em Petrópolis e Areia Preta para migrar na Via Costeira ou subir a Ladeira do Sol. O motivo seria que a falta de opções de lazer e saúde fazem com que as pessoas entrem em gangues e surge a violência.

A rua do Motor é a entrada de um dos portões do Hospital Onofre Lopes, que é a entrada de funcionários e estudantes da área de saúde, que dá para ver a imagem acima.

A imagem acima é de João Gothardo e mostra uma via ainda precária, com a terra batida, saneamento básico ainda pedente e casas construídas de forma improvisada. O registro foi de 1993, assim tem quase 30 anos e mostra que a via sofreu poucas alterações, tirando o asfalto e o aumento dos prédios no fundo da imagem. A seguir, vou mostrar uma foto atual desta rua:

Rua do Motor

Deixe o seu comentário, portanto, sobre o que acha da mudança.

E Brasília Teimosa?

No período em que Brasília se construía, na década de 50,um grupo de pescadores natalenses começaram a ocupar uma região próxima da Praia do Meio e do bairro de Santos Reis, pertencente à Marinha do Brasil. Além disso, a insistência do povo em continuar na região fez com que os natalenses, principalmente a imprensa, a chamarem de Brasília Teimosa.

Diferente da xará de Recife, hoje eles lutam contra a especulação imobiliária. Já as construtoras tem bastante interesse em construir prédios de luxo na região onde estão os moradores. Sem contar que é uma forma de empurrar os moradores mais pobres mudassem para a região periférica.

Isto, portanto, é um dos pontos em discussão no novo Plano Diretor de Natal, que pode entrar em votação ainda neste ano.

Até o momento, Brasília Teimosa, no último plano, é considerado uma AIES. Sigla para Área Especial de Interesse Social, no qual garante que os moradores possam ficar. Sem contar que as construções naquela área, como também a junção e desmembramento dos lotes, são limitados.

A gente já falou da Rua do Motor

Muitos pensam que a avenida começa em um cruzamento da avenida Café Filho no sentido zona Sul. Por sinal, ela fica paralela a tão conhecida Ladeira do Sol, recebe, por conseguinte, o nome de Avenida Getúlio Vargas.

Os detalhes completos podem ser lidos por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.