Qual a principal fonte de energia elétrica no RN?

Qual a principal fonte de energia elétrica no RN?

Compartilhe:

Qual é a fonte de energia elétrica no RN? Vamos explicar nesta matéria. A energia elétrica é uma forma de energia que se baseia na presença e no movimento de partículas carregadas eletricamente, como elétrons. Essa energia vem de diversas formas, como por exemplo por meio de usinas hidrelétricas, termelétricas, solares, eólicas, nucleares, entre outras.

Essa energia se transporta por meio de cabos elétricos e ainda para alimentar uma ampla variedade de dispositivos elétricos, como lâmpadas, aparelhos eletrônicos, motores elétricos, entre outros.

Mas, qual é a fonte de energia elétrica utilizada no RN?

No Rio Grande do Norte, uma das fontes de energia elétrica mais utilizadas é a energia eólica, ou seja, produzida a partir do vento. O estado é um dos principais produtores de energia eólica do Brasil, com uma capacidade instalada de cerca de 5.000 MW, o que representa mais de 90% da sua matriz energética.

O estado também possui uma pequena capacidade de energia solar, principalmente em sistemas de geração distribuída, que são instalados em residências, comércios e indústrias. Além disso, o Rio Grande do Norte também possui usinas termelétricas a gás natural, que são utilizadas como fonte complementar de energia elétrica em momentos de baixa geração eólica.

De acordo com a página Brasil em Mapas, que utiliza o mapa brasileiro em forma de infográfico, mostra que o RN tem usinas eólicas mais para a região Oeste e Agreste do Rio Grande do Norte, conforme a imagem mencionado acima. 

Atualmente, várias cidades do Rio Grande do Norte possuem usinas de energia eólica. Algumas das principais são:

  1. Guamaré
  2. Parazinho
  3. João Câmara
  4. São Miguel do Gostoso
  5. Touros
  6. Rio do Fogo
  7. Pedra Grande
  8. Parazinho
  9. São Bento do Norte
  10. Jandaíra
Você pode ler também:  Por que a cidade tem muitas ladeiras?

Essas usinas de energia eólica ajudam a impulsionar a economia do estado, gerando empregos e renda para as comunidades locais. Além disso, a energia eólica é uma fonte renovável e limpa, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e o combate às mudanças climáticas.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí