Cosern dá dicas para evitar acidentes de energia elétrica

Cosern dá dicas para evitar acidentes de energia elétrica

Compartilhe:

Perambolando os releases antigos, vi que este da Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern) forneceu no início do ano dicas para evitar acidentes de energia elétrica. A Neoenergia, empresa responsável pela Cosern, organizou uma série de dicas voltadas à prevenção de acidentes.

Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Por isso, a primeira ação, e a mais básica, é manter os pequenos longe de qualquer objeto que possa levar a um choque elétrico. No caso das tomadas, devem ser utilizados protetores para não serem introduzidos objetos metálicos, considerados ótimos condutores de eletricidade, tais como agulhas e clipes, por exemplo.

disse a organização

No caso dos interruptores, desligar as luzes da casa, evite utilizar o “T” (benjamim) e as extensões de maneira definitiva, visto haver sobrecarregar as tomadas, eles podem causar curtos-circuitos e incêndios. Além disso, o ideal é utilizar um filtro de linha (também conhecido como régua).

Ao ligar e desligar equipamentos eletrônicos da tomada, como videogames e computadores, o adulto deve estar presente para realizar a ação, sempre utilizando o plug e jamais puxando diretamente o fio. É necessário observar também se a fiação está em boas condições antes de utilizar qualquer aparelho. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário, pode representar perigo de choque elétrico.

É importante orientar as crianças a terem cuidado redobrado com o uso de tablets e smartphones, especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. O recomendado é não permitir que elas utilizem esses aparelhos durante o carregamento.

Alerta para ambientes molhados da Cosern para evitar acidentes com energia elétrica

A água é um conhecido condutor de energia, assim como o metal. Por isso, algumas atitudes precisam ser seguidas em ambientes molhados ou no uso de eletrodomésticos. Entre as orientações, está a de não utilizar a geladeira com os pés descalços e jamais manter contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado.

Você pode ler também:  Evento em maio promete discutir ciência nos bares de Natal

Em toda residência, é necessário observar se existem fios expostos ou descascados, mas isso merece atenção especial em instalações elétricas de casas de praia ou de campo, já que as crianças costumam circular mais livremente pelas áreas. Com isso, é importante garantir que exista um DR (Disjuntor Diferencial Residual) instalado e funcionando. Redobre os cuidados com o uso de microfones em brincadeiras do tipo “karaokê” e jamais permita que as crianças peguem no instrumento, que não pode ter o cabo avariado, com o corpo molhado, após sair da piscina ou da praia.

Além disso, o acesso a instalações de bombas d´água elétricas e casas de máquinas de piscinas com inspeção de adultos. Além disso, a recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.

O que fazer quando há acidente

Em casos de acidentes com energia elétrica dentro de casa, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante lembrar que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.

Principais dicas para evitar acidentes

1. Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;

2. Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;

3. Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão do Inmetro ou utilize protetores;

4. Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plug (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;

Você pode ler também:  Quando Papari mudou para Nísia Floresta

5. Fique atento: usar o “T” (benjamim) ou extensões, em caráter definitivo, é perigoso, podendo causar curtos-circuitos e incêndio;

6. É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a distribuidora de energia que atende a sua localidade.

7. Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol ou fio metálico. E se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;

8. Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes.

9. Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, ainda mais eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

10. Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;

11. Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;

12. Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;

13. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Além disso, em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

Gostou do conteúdo? Deixe, portanto, seu comentário abaixo.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí