10 santinhos antigos de políticos potiguares

10 santinhos antigos de políticos potiguares

Compartilhe:

“Santinho” é um termo utilizado na política brasileira para se referir a um tipo de panfleto ou folheto impresso. Há o nome, fotografia e informações sobre um candidato político que se espalha durante a campanha eleitoral, principalmente próximo aos locais de votação.

O santinho pode conter informações sobre a trajetória política do candidato, suas propostas e as principais realizações durante sua carreira política. É uma forma de divulgar a imagem do candidato e tentar conquistar o voto do eleitorado.

A justificativa do termo “santinho” é o fato de que o panfleto tem a estrutura similar ao santinho que é oferecido nas igrejas católicas. Além disso, ele é pequeno, com cerca de 10 x 15 cm, e é fácil de carregar no bolso ou na bolsa.

1) Nelson Queiroz

O Promotor de Justiça Nelson Queiroz foi prefeito de Jurucutu entre 1969 a 1973 e posteriormente foi eleito quatro vezes para o mandato de deputado estadual.

Em 1974, foi eleito pela ARENA com 9.199 votos (2,27%), na eleição seguinte foi reeleito também pela ARENA com 12.301 votos (2,52%), seguindo em 1982 pelo PDS com 19.848 votos (2,64%) e por último, novamente reeleito, em 1986, pelo PDS, com 15.836 votos (1,70%).

É pai do atual deputado estadual Nélter Queiroz.

De acordo com a página Memória Política RN, o Santinho era de 1982

2) Álvaro Dias

O prefeito de Natal Álvaro Dias tem uma carreira antiga, a foto acima mostra a sua campanha de 1994 para deputado. Com cabelos pretos e um corpo mais enxuto que apresenta. 

Sua carreira política começou em 1988, quando elegeu-se vice-prefeito de Caicó. Em 1990 candidatou-se ao cargo de deputado estadual, conseguindo eleger-se para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e sendo novamente reeleito por outras duas vezes consecutivas nos pleitos de 1994 (foto acima) e 1998.

Já em 2010, foi candidato a vice-governador do Rio Grande do Norte na chapa de Carlos Eduardo Alves (PDT), mas foi derrotado por Rosalba Ciarlini, ficando com a terceira colocação.

Em 2016 candidatou-se ao cargo de vice-prefeito de Natal ao lado de Carlos Eduardo Alves. Foram eleitos, porém em 2018, com a renúncia de Carlos Eduardo para disputar as eleições de outubro do mesmo ano, Álvaro Dias tornou-se prefeito de Natal. Função pela qual permanece por mais quatro anos, após ser reeleito em 2020 com 194.764 votos (56,58%).

3) Ezequiel Ferreira

Essa foto tem 33 anos e é o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira, que utilizaram a logo hoje fácil de se fazer no WordArt do Office. A vitória como deputado estadual só aconteceu mesmo em 2002, 12 anos de tentativa. De uma família influente na política potiguar, Ezequiel deu continuidade ao legado da família com atuação nas regiões do Seridó, Trairi, Mato Grande, Agreste e Grande Natal, com destaque a cidade de Currais Novos, seu berço político.

Você pode ler também:  Após repercussão na internet, Moradora de rua de Natal foi contratada pelo salão de beleza que a ajudou

4) Lindalva Torquarto Carvalho

Lindalva Torquato Fernandes era deputada estadual em 1954, aos trintas anos de idade, pela UDN. Naquela ocasião fez história ao se tornar a segunda mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado. Em 1960, assumiu o cargo de Ministra do TCE e ocupou, também com protagonismo e pioneirismo, o cargo de Ministra Conselheira com ações em todo o Brasil. A política se estendeu na família, com a eleição de José Fernandes de Melo, seu esposo, como deputado estadual, além do seu filho Elias Fernandes e seu neto Gustavo Fernandes, para o mesmo cargo em eleições subsequentes.

5) Dinarte Mariz

santinhos potiguares

Maior rival político de Aluízio Alves, foi candidato a senador em 1945 e 1950, mas sem êxito. Em 1954, com persistência, se elegeu. No ano seguinte tornou-se Governador do Estado e em 1962, retorna ao Senado Federal ainda pela UDN. 

Durante este mandato era membro das comissões de Finanças, do Polígono das Secas e do Distrito Federal e suplente das comissões de Saúde e de Serviço Público. Mais tarde, ele apoiou o golpe de 64 e uma das figuras emblemáticas do Arena, partido que apoiava os militares.

Sobre a rixa mencionada acima, a gente falou desta rivalidade por aqui:

6) Djalma Maranhão

Santinho da campanha de 1960 de Djalma Maranhão para prefeito de Natal. Djalma disputou a prefeitura de Natal pelo PTN, após rompimento com o governador Dinarte, integrando uma frente política de centro-esquerda chamada Cruzada da Esperança, tendo Aluízio Alves como candidato a governador. A campanha do nacionalista inovou com a instalação de 240 comitês nacionalistas por toda a cidade. O candidato da oposição do governador Dinarte que era o deputado estadual Luís de Barros. 

Djalma Maranhão sai vitorioso com 64% dos votos. Durante seu mandato conquistou a reverência dos mais pobres e sua passagem pela prefeitura deixou marcas de infraestrutura, e principalmente na educação com o projeto “De pé no chão também se aprender a ler”.

7) Dix-Huit Rosado

Filho de Jerônimo Rosado, conhecido por nomear seus filhos com números em francês, o político era irmão do Governador Dix-Sept Rosado, tio de Sandra e Carlos Augusto Rosado. Prefeito por duas vezes da terra de ‘Santa Luzia’, em 1992 (foto do santinho acima), Dix-huit Rosado foi novamente candidato a prefeitura, pelo PDT, desta vez ao lado da sobrinha e então novata na política, Sandra Rosado, do PMDB. 

Você pode ler também:  GGcon: Dia que a Arena das Dunas recebeu nerds amantes de videogame

Ambos disputaram contra o candidato do PFL, Luiz Pinto. A coligação ‘Vitoria do Povo’ liderada pelo PDT, além do PMDB e PSDB saiu vitoriosa e Dix-huit ocupou pela terceira vez o cargo de Prefeito de Mossoró. Em 1996, Dix-huit vem a falecer e sua vice-prefeita Sandra Rosado assume a prefeitura.

8) Carlos Alberto de Sousa

santinhos potiguares

Após ocupar os cargos de Vereador de Natal em 1972, e Deputado Estadual em 1974, o comunicador Carlos Alberto pleiteou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo MDB. Ganhou com a terceira maior votação do estado, atrás apenas de João Faustino e Henrique Alves.

9) Lavoisier Maia

santinhos potiguares

Filho de Lauro Maia e Idalina Maia. Ele é médico e foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte chefiando o Departamento de Tocoginecologia e diretor da maternidade Januário Cicco. Durante o governo de seu primo, Tarcísio Maia, foi secretário estadual de Saúde. É o mesmo cargo que exerceu de modo simultâneo com o de presidente da Comissão de Fiscalização Estadual de Entorpecentes do Ministério da Saúde. 

Indicado como governador biônico em 1978 pelo presidente Ernesto Geisel. No pleito de 1982 elegeu José Agripino Maia como seu sucessor. Após deixar o governo ficou como assessor do Ministério da Saúde no estado do RN. Em 1986, ele atuou como senador. Entretanto, nos anos seguintes, Lavoisier Maia tentou voltar ao governo pelo voto popular, sendo derrotado por José Agripino Maia, no segundo turno das eleições de 1990 (imagem do santinho). Mas, o curioso é que o senador eleito por sua coligação foi justamente Garibaldi Alves Filho. Alves era um dos maiores adversários políticos da família Maia e que no primeiro turno das eleições de 1994,

10) Fátima Bezerra

santinhos potiguares

Em 2002, a atual Governadora do RN, Fátima Bezerra, se candidatou a deputada federal. Na época, ela estava na Assembleia Legislativa. Ela foi a deputada federal mais votada do Rio Grande do Norte naquele ano então e com este santinho acima.

E ainda vamos fazer uma segunda parte. Fiquem ligados. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí