No RN, troca de produtos recicláveis deixa a energia mais barata

No RN, troca de produtos recicláveis deixa a energia mais barata

Compartilhe:

Foto: Maurício Cuca

Sim, é possível utilizar material reciclável como ferramenta para baratear a conta de luz. Atividade se chama “Vale Luz” e faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela ANEEL. Em 2016, recolheu 154 toneladas de resíduos sólidos recicláveis em Natal, promovendo assim mais de R$ 42 mil em descontos na conta de energia de 1.009 consumidores que participam da iniciativa.

Como faz? Um caminhão circula por 10 bairros de Natal de duas em duas semanas. Cada tipo de resíduo possui um valor específico por quilo, que gera o desconto equivalente na conta de energia.  Depois, o agente Vale Luz confirma na fatura de energia e cadastra o consumidor para receber o cartão do projeto. Para quem é novato, precisa levar o material reciclável e comprovar que paga mensalmente a conta.

Mas, tem os materiais específicos para levar, que são:

· Metal (latas de alumínio de cerveja e refrigerante, ferro e sucata de automóveis);
· Papel branco (folhas de ofício, folhas de caderno, notas fiscais, provas, apostilas e rascunhos);
· Jornais, revistas e caixas de papelão em geral;
· Plásticos (embalagem de detergente, água sanitária, garrafas PET, baldes, botijão de água mineral e engradado);
· Tetrapak (caixas de leite, sucos e demais embalagens longa vida).

Aqui tem os dias que circulam pelo bairro:

Além de disponibilizar desconto na fatura de energia dos participantes, o projeto estimula a coleta seletiva de resíduos sólidos, encaminhados para Natal Reciclagem, empresa parceira do projeto. A ação possibilita a redução de impactos ambientais causados pelo não desperdício do material que seria jogado no lixo e que poderia levar centenas de anos para se decompor.

Você pode ler também:  Teatro de Parnamirim desenvolve projeto musical

Após a pesagem, o material coletado é depositado em recipientes específicos e separado por tipo de resíduo.

Os bairros contemplados são: Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Lagoa Azul, Potengi, Pajuçara, Planalto, Igapó, Alecrim, Quintas e Bom Pastor.

O agente do projeto Vale Luz realiza o cadastro do cliente, analisa, pesa o material e emite o valor do desconto. O crédito referente ao peso do resíduo é enviado ao setor de faturamento da Cosern para lançamento do desconto na próxima fatura de energia do beneficiado.

Vale ressaltar que não existe limite para o desconto e o consumidor pode obter 100% de abatimento na fatura de energia. Caso o valor do crédito da pesagem ultrapasse o valor total da conta, o crédito restante será abatido no mês seguinte.

Ainda tem o aplicativo

A Cosern lançou um aplicativo gratuito para smartphones (disponível para os sistemas Androide, IOS e Windows Phone) para facilitar ainda mais o acesso dos consumidores ao Projeto Vale Luz.

Para acessar o novo aplicativo, o consumidor deve entrar nas lojas de compras disponíveis nos smartphones, buscar “Vale Luz Cliente” e instalar gratuitamente. É preciso realizar um cadastro com número da Conta Contrato, endereço, e-mail e telefone de contato. É possível cadastrar até duas contas contrato por CPF. O cliente poderá participar do Vale Luz utilizando o aplicativo após a validação do cadastro, informada através do e-mail.

Após validação do cadastro, o cliente que for realizar a troca utilizando o aplicativo não precisa apresentar a conta de energia. Basta informar o número do CPF, entregar os resíduos e, após pesagem, acompanhar o valor a ser creditado na conta de energia pelo aplicativo.

Estão disponíveis no aplicativo Vale Luz as seguintes funcionalidades:

· Informação da localização e status de funcionamento de todos os pontos de coleta (Aberto ou Fechado);
· Informações dos materiais recebidos e preços praticados;
· Acompanhamento dos créditos gerados mensalmente através da entrega dos resíduos para desconto na conta de energia.

Você pode ler também:  Renan também estacionou sua van em Natal-RN

Confira o layout do app a seguir (clique para ampliar a imagem):

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí