Este prédio fica na Ribeira, tem a sua mesma função e características alteradas

Este prédio fica na Ribeira, tem a sua mesma função e características alteradas

Compartilhe:

Na foto acima mostra um prédio numa rua do bairro da Ribeira em Natal. Parece uma escola, mas era uma estação de trem, que ligava Natal para outros municípios do Rio Grande do Norte. A intenção era que a estação principal fosse aquela que existe na Esplanada Silva Jardim para andar até a essa estação onde fica a imagem.

Mas, na prática, hoje a principal estação de Natal fica neste prédio. Sim, onde hoje é a sede no RN da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) era este monumento e tem as suas características totalmente alteradas.

Através do decreto lei nº 1.475, de 3 de agosto de 1939, a “Great Western” foi arrendada pela Estação de Ferro Central do Rio Grande do Norte. A partir do dia 5 de novembro de 1939, a linha férrea, que ligava Natal ao município de Nova Cruz, passa a circular sob o comando da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.

Futuramente, o sistema ferroviário passaria a se chamar Estrada de Ferro Sampaio Correia, em homenagem ao engenheiro responsável pelo projeto da via férrea. Em 1957, a Estrada Sampaio Correia tornouse uma das 18 ferrovias regionais que compunham a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), sociedade de economia mista, controlada pelo Governo Federal e vinculada ao Ministério dos Transportes, transportando mais de 80 milhões de toneladas de carga por ano. O sistema ferroviário gerido pela RFFSA tinha papel fundamental para o desenvolvimento de diversos setores da economia brasileira.

Nos anos seguintes, a Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) juntamente com Empresa de Engenharia Ferroviária S.A. (ENGEFER) dariam origem à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que passaria a realizar o transporte de passageiros.

Você pode ler também:  Quem é esta estátua no início da Via Costeira?

A primeira reforma do prédio na Ribeira, na década de 50, derrubou a antiga casa e transformou naquela que hoje vemos até hoje a Estação Natal. 

Mudou alguma coisa? Deixe aqui o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí