Festival Varilux Cinema Natal

Tu vas au cinéma? Festival Varilux mostra o melhor do cinema francês em Natal

brechadas
Compartilhe:

Si vous aimez aller au cinéma, hora de ir ao Festival Varilux de Cinema em Natal, que desde quinta-feira (23) exibe o melhor do cinema francês. As exibições acontecem frequentemente nas salas do Cinépolis, do Natal Shopping. Ainda mais, o festival tem o apoio da Aliança Francesa de Natal.

O presidente da instituição em Natal, Eduardo Gurgel, acredita, de fato, que “O cinema francês tem elementos de arte, cultura que nos estimulam a refletir sobre a sociedade em que vivemos e permitem uma viagem lúdica sobre o país.”.

Como funcionará a exibição

Os filmes estão disponíveis em quatro sessões diárias, sendo a primeira a partir das 14 horas e a última às 20h25. A edição deste ano traz o clássico Papai Noel é um Picareta (1982), de Jean-Marie Poiré, e em comemoração aos 400 anos do dramaturgo Molière, com As Aventuras de Molière (2007).

A curadoria do festival é diversa, visto que houve uma seleção para todos os gostos. As comédias dramáticas, tão características do cinema francês, não poderiam faltar. Em “Querida Léa” (foto acima do título), filme que abriu a programação em Natal, ontem (23), o protagonista Jonas decide, após uma bebedeira, visitar sua ex-namorada, Léa, por quem ainda é apaixonado. Ao ser rejeitado, ele vai a um café para escrever-lhe uma última carta de amor, despertando a curiosidade do dono do estabelecimento.

Há ainda a aguardada estreia de “Um Pequeno Grande Plano”, um média metragem dirigido e estrelado por Louis Garrel, que traz um debate sobre a natureza, uma vez que aborda a questão da crise climática, com direito a uma critica às queimadas no Brasil.

Cartaz do Festival

Outros filmes do Festival Varilux de Cinema em Natal

Ainda integram a programação eventualmente outros longas premiados, como “Um Herói”, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes em 2021. O outro em cartaz em questão é “Contratempos”, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz no Festival de Veneza. E, por fim, está em cartaz o já aclamado “O Acontecimento”, de Audrey Diwan, que traz um assunto em debate: o aborto. Além disso, foi vencedor do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021.

Além disso, o Festival segue, portanto, até o dia 6 de julho, com a projeção de 17 filmes inéditos e dois clássicos.

SERVIÇO

Festival de Cinema Francês Varilux
Quando: 23 de junho e 6 de julho de 2022.
Onde: Cinépolis Natal Shopping
Acesse a programação completa: https://www.natalshopping.com.br/cinema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.