Geração dos Maus, clássico da literatura potiguar

Geração dos Maus, clássico da literatura potiguar

Compartilhe:

Honestamente nunca tinha ouvido falar até o professor João da Mata falar do livro “Geração dos Maus”, escrito por José Humberto Dutra. A obra de 1964 é uma espécie potiguar de “Juventude Transviada”, clássico filme que eternizou James Dean.

“A Geração dos Maus”, do então jovem de José Humberto Dutra, foi publicado em 1964, quando o autor tinha apenas 17 anos. Este livro depois foi reeditado pelas Edições do Sebo Vermelho (em 2004). Um livro que surpreende pela temática. De acordo com João, ele fala bastante sobre a angústia de jovens vivendo numa província, mostra que a juventude natalense não mudou nada.

“Li o livro num fôlego só, afinal foram muitos anos de busca. Em 1964 o Brasil sofria uma ruptura política muito violenta que se reflete no comportamento dos jovens. Com muito sexo e até curra. A granfina Manuela põe chifres no marido. Lúcia vai embora , depois de um amor rompido”, disse a análise do professor sobre a obra de 178 páginas.

O livro fala da história de Carlos, um playboy vestido com um blusão tipo James Dean. Ele participa de pega de motos, fuma maconha, enche a cara, sai à caça de garotas, se envolve com um colunista social. É um novela significativa na literatura potiguar, com cenários como a Cidade da Criança e a praia do Forte.

Capa de 2004
Capa de 1964

Sem contar que o autor do livro é filho do dono da famosa farmácia Dutra, que fez história em Natal. Tudo girava em torno dessa farmácia que medicava e supria a falta de médicos. Após a publicação, ele se tornou um advogado famoso na capital potiguar.

Em 2011, os jornalistas Alexis Peixoto, Débora Ramos e Sandro Garcia realizaram um documentário sobre o livro. Dê o play a seguir:

Você pode ler também:  Aeroclube de Natal e sua origem no Brechando Vlog

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí