Pesquisadora da UFRN descobre dinossauro em SP

Pesquisadora da UFRN descobre dinossauro em SP

Compartilhe:

A pesquisadora da UFRN, Aline Ghilardi, descobriu uma nova espécie de dinossauro no estado de SP. A espécie se chama Ibirania parva, uma tradução Pequeno peregrino das árvores. Primeiramente, ele habitou a Terra há 80 milhões de anos, no território onde hoje está a cidade de Ibirá, no interior de São Paulo. A pesquisa analisou material encontrado na região e descobriu serem pertencentes a três dinossauros diferentes.

Aline trabalha no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O resultado foi através de estudos de geólogos que estão há mais de 20 anos tentando descobrir espécies de dinossauros no Brasil. Além disso, a espécie encontrada possuía um tamanho excepcionalmente reduzido, de entre 5 e 6 metros de comprimento e altura similar à de uma vaca. 

Para Aline, em entrevista para UFRN, essas medidas foram uma grande surpresa para todos os envolvidos, primeiro dentro da comparação de Ibirania com seus companheiros de grupo. “A maioria dos outros dinossauros saurópodes que conhecemos chegava a tamanhos desproporcionalmente grandes. Um exemplo é o Austroposeidon, que também viveu na região do interior de São Paulo por volta do mesmo período que o Ibirania, tendo cerca de 25 metros de comprimento”, conta Aline.

Objetivo do estudo da pesquisadora da UFRN sobre dinossauro

Por mais de 15 anos os paleontólogos Aline Ghilardi (UFRN) e Marcelo Fernandes (UFSCar) coletam fósseis no noroeste paulista, numa localidade onde há abundantes fósseis de dinossauros. Dentre os fósseis recuperados por Marcelo e Aline, estão restos de dinossauros carnívoros, crocodilos, tartarugas e vários outros animais da “Era dos Dinossauros”. Os autores reforçam que Ibirania é apenas uma dessas descobertas, entre outras que estão por vir, além do que foi publicado em revista científica.

Você pode ler também:  Cédula com o rosto de Cascudo na década de 90

O objetivo da pesquisadora da UFRN é compreender como eram as características dos répteis, visto que esses animais no final do Período Cretáceo. Além disso, alguns deles estavam atingindo tamanhos gigantes seguissem, portanto, para um caminho completamente diferente. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí