Saraiva e os livros presos na loja do Midway

Saraiva e os livros presos na loja do Midway

Compartilhe:

A Saraiva do Midway Mall deu seu último suspiro há alguns meses, o anúncio apenas escrito em um papel ofício declarado o fim das atividades deixou os amantes da leitura surpresos. Alguns ficaram tristes, outros questionando como iria pegar o livro que pediu na internet e outros querendo saber o que sobrou de lá. Eu era uma dessas que queria saber se estava tudo em caixas ou não.

Achava que assim saberia se teria algum sinal de que uma outra livraria poderia pegar este estoque. Afinal, são centenas de livros que poderiam para doação de bibliotecas e escolas públicas do Rio Grande do Norte.

Sim, lguns livros ainda resistem nas últimas unidades da rede emblemática.

Consegui olhar pelas brechas da porta

Mesmo com o fechamento, a Saraiva estava expondo material na vitrine e olhando pelas brechas de seu portão dava para ter a noção de como ficou o salão da loja. As estantes e os livros estavam no seu lugar, como se parecesse que iria voltar a abrir a qualquer momento. Do mesmo jeito que aconteceu na Livraria Cultura em São Paulo, que fechou e as pessoas ainda circularam pelo espaço, como se a qualquer momento voltasse a ficar ativa.

Se a Livraria Cultura da avenida Paulista, de São Paulo, voltou a abrir, temos uma esperança que uma nova livraria chegue ao Midway. Entretanto, a ideia de deixar a livraria como uma cidade-fantasma dá impressão de que em breve uma nova loja irá por vir. Veja a imagem, portanto, a seguir:

Saraiva fechada e livros dando sopa (Foto: Lara Paiva)

Ao longo de sua existência, a Saraiva estabeleceu conexões com clientes, autores e comunidade literária. Muitos desses laços foram representados na seleção de livros em suas prateleiras, vendo elas assim sem algum cliente dá um aperto no coração. Além disso, ver livros que poderão ser empoeirados e entrarão em estrago a qualquer momento não é bom, visto que poderiam ter destino para escolas, bibliotecas e clubes de leitura.

Você pode ler também:  [Editorial] E não é que o Brechando chegou meia década

E tem mais

O estoque de livros que ainda restam nas prateleiras da Saraiva e estão ao relento reflete não apenas o legado da livraria, mas também o panorama atual do mercado editorial. As mudanças nas influências de leitura e os desafios enfrentados pelas livrarias físicas são evidenciados na composição do estoque restante.

Enquanto as portas das últimas lojas físicas da Livraria Saraiva se preparam para fechar, os livros que ainda permanecem em suas prateleiras contam uma história singular. Eles representam o legado da livraria, refletem o cenário literário atual e despertam lembranças afetuosas dos momentos compartilhados entre leitores, autores e amantes da cultura.

O fechamento da Saraiva pode ser visto como o fim de uma era, mas a paixão pela leitura e o amor pelos livros continuarão a inspirar as gerações futuras, seja dentro ou fora das paredes de uma livraria.

História da Livraria Saraiva

A Livraria Saraiva teve um início modesto, quando Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva fundou a primeira loja no Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, a empresa expandiu-se, abrindo filiais em várias cidades do Brasil. Sua estratégia de crescimento incluiu a incorporação de outras livrarias e diversificação de produtos culturais, como CDs, DVDs e eletrônicos. A marca Saraiva era sinónimo de cultura e conhecimento para muitas gerações.

Com o advento da internet e o aumento da popularidade das compras online, a Livraria Saraiva criou uma concorrência crescente de gigantes do comércio eletrônico, como Amazon e grandes redes varejistas que também investem em suas operações online. O hábito de leitura também sofreu mudanças, com muitos leitores optando por formatos digitais, como e-books, em detrimento dos livros físicos. A falta de uma estratégia bem-sucedida de adaptação ao mercado digital foi um dos principais desafios para a Saraiva.

Você pode ler também:  Brechando Vlog – Episódio II: Feminismo é o poder

O fim

Com a diminuição do faturamento e a dificuldade em manter-se relevante no mercado, a Livraria Saraiva entrou em uma grave crise financeira. Dívidas acumuladas, altos custos operacionais e queda nas vendas foram fatores determinantes para o fechamento das lojas físicas. Em meio a tentativas de atendimento, a empresa não conseguiu evitar a necessidade de fechar suas portas.

Apesar do triste fim das lojas físicas, o legado da Livraria Saraiva ainda vive nas memórias de milhões de leitores e escritores. Por décadas, a Saraiva foi um local de encontro para amantes de livros, promovendo eventos literários, lançamentos de autores nacionais e estrangeiros e seções de autógrafos. Muitos escritores brasileiros tiveram seus primeiros livros expostos nas prateleiras da Saraiva, ganhando visibilidade e reconhecimento.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí