Valeu a pena conhecer a Livraria Cultura

Valeu a pena conhecer a Livraria Cultura

Compartilhe:

A Livraria Cultura foi uma livraria brasileira, fundada em 1947 por Eva Herz no centro de São Paulo, mais especificamente na Rua Augusta. Entretanto, em 2022, decretou falência após anos de inadimplência e falta de compromisso com servidores. Mesmo com declarações de artistas, protestos e lamentos, o Tribunal de Justiça de São Paulo acatou a decisão de fechar as portas.

A, seguir, portanto, vou descrever quais unidades que visitei e o porquê gostei de cada uma delas. Todas as fotos que ilustram esta matéria foram feitas por mim (Lara Paiva).

Rio de Janeiro

A Livraria Cultura do Rio tinha um gosto especial, pois unia a preservação do patrimônio público com a história. Ficava no abandonado Cine Vitória, na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Em Natal esta ideia daria certo, caso os cinemas abandonados da cidade não tivessem transformados em igrejas evangélicas.

O cinema foi inaugurado em 12 de agosto de 1942 e fazia parte do grupo Severiano Ribeiro. Inicialmente era conhecido por exibir grandes filmes da época. Fica no edifício Rivoli, construído em 1939 e estilo arquitetônico em art deco.

Ao longo do tempo, o espaço entrou em decadência e ficou conhecido apenas por exibir filmes pornográficos. A livraria foi inaugurada em 2012 e era a segunda maior loja da empresa no Rio de Janeiro. Eles mantiveram toda a estrutura original do que já foi o Cine Vitória, com direito a lustres, mármores e quadros. O espaço foi dividido em diversos pavimentos. Além dos livros, podia encontrar vitrolas, jogos de tabuleiro, vinis, artigos geeks, lanchonete, teatro e uma sala de exibição de filmes.

Hoje, o Cine Vitória está novamente abandonado, assim como a Livraria Cultura.

Confira o álbum de fotos a seguir:

Você pode ler também:  Como aproveitar um cinema antigo numa bacana livraria

Recife

Era uma das lojas âncoras do Paço da Alfândega, shopping que no seu terraço consegue ver a união dos rios Capibaribe e Beberibe. A livraria tinha dois andares e era um ponto ótimo para debater cultura, tomar um café e apreciar o Recife Antigo.

Era lá que encontrei um velho amigo de Recife e me apresentou tudo que podia gostar da cidade.

Desde o dia 06 de julho de 2018, a tradicional unidade do Recife Antigo fechou as suas portas, deixando funcionar apenas a unidade que fica no shopping Rio Mar. O local era próximo dos principais prédios históricos da cidade e era um point não só para os recifenses, mas também para os turistas.

O local ficava em prédio anexo ao shopping Paço Alfândega, bem pertinho do Marco Zero.

Inaugurada em 2004, a livraria tinha 14 anos de funcionamento quando fechou e se tornou referência para os amantes da leitura, música e mundo geek. Com catálogo diversificado, a unidade contava com amplo espaço e comercializava títulos nacionais e internacionais, além de vender LPs revistas, brinquedos colecionáveis e jogos digitais e os famosos boardgames.

São Paulo

Tive a oportunidade de conhecer esta Livraria Cultura, a principal, existente desde 1969. O local ocupava quase toda a galeria do Conjunto Nacional, onde são quase três andares divididos em teatro, sala para estudo e, claro, muitos livros, inclusive escrito em francês, espanhol e inglês, algo raro para quem pratica mais de um idioma.

Além disso, a parte de fora tinha um sebo com muitas obras de língua inglesa com um preço mais em conta.

O local era perfeito para um espaço coworking. Fiquei a tarde inteira trabalhando, enquanto paquerava os inúmeros livros que estavam no local. O térreo não é plano, então ele é uma grande rampa como se fosse uma pista de skate sendo para pedestre. Ficava me divertindo, caminhando de um lado e do outro.

Você pode ler também:  Livraria Cultura do Centro de Recife fecha as suas portas

Outras partes que valeu conhecer a Livraria Cultura de SP

No meio desta rampa tinha uma arquibancada com cadeira para poder se sentar enquanto espera alguém ou ler. Percebi que era o ponto de encontro dos jovens e também de parceiros para fechar os negócios, dá uma esperança da livraria ser um espaço social.

A equipe tentara atender o melhor possível, embora quando a conheci a empresa estava numa das piores crises e fechando os espaços que eram tradicionais. A livraria da Paulista, por exemplo, era a única que ainda é “na rua” e o restante, em modernos shoppings.

De perto parece normal, que o processo de recuperação judicial calhou, mas andando pela calçada você ver sujeira nos vidros, displays tampando os espaços que eram cheios de estantes e nada se compara a beleza da Cultura.

Você já teve a oportunidade de conhecer Livraria Cultura? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí