Cineclube Mulungu fará programação no Decom/UFRN

Cineclube Mulungu fará programação no Decom/UFRN

Compartilhe:

PS: A greve dos professores da UFRN só começa dia 22 de abril.

O Cineclube Mulungu completa um ano e cinco meses de atuação no RN. O objetivo do projeto é promover exibições de filmes de autoria negra e indígena de maneira gratuita, acessível e contínua. Além disso, a partir desta quinta-feira (18), às 19 horas, haverá o começo de novas atividades para o ano de 2024, no auditório do Departamento de Comunicação da UFRN.

A seleção de filmes veio por Rosy Nascimento e Anthony Rodrigues e está curadoria está se chamando “Imagens do Brasil Contemporâneo”. Logo, serão cinco sessões cineclubistas para refletir a diversidade de narrativas que compõem as regiões brasileiras numa ótica distante da grande mídia.

“Tendo em vista que a construção das imagens sobre o país e de sua identidade cultural foram historicamente concebidas por olhares pouco diversos, no que tange os marcadores sociais de raça, gênero, classe e território, buscamos apresentar novos olhares, propondo refletir sobre como o projeto de país ainda em curso é atravessado por múltiplas disputas, tanto no campo do imaginário social, quanto no cinema de ficção”. 

disse Anthony Rodrigues

A primeira sessão recebe o título de “Desinventar o Nordeste”. Sobre a sessão, o curador Rosy Nascimento informa:

“O objetivo é apresentar ao público potiguar as recriações representação de gênero, raça e território que se estabelecem a partir do protagonismo de pessoas negras e indígenas da região Nordeste, que criam a partir de outros marcos referenciais estéticos, principalmente, no âmbito ficcional. E, a partir desse exercício, contrapor o senso-comum de “atraso” e “imagens sertanejas” que a região segue atrelada”. 

disse Rosy Nascimento

A programação inclui a exibição de três filmes no formato de curta-metragem, todos de autoria negra ou indígena, seguida de debate com o público presente. Além disso, o evento é gratuito e conta com certificados de participação. Para acompanhar o projeto, portanto, basta acessar a página do Instagram (@cineclubemulungu). 

Você pode ler também:  Estabelecimentos comerciais com nomes peculiares- Parte 2

O Cineclube Mulungu recebe o apoio da Prefeitura de Natal e do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo e conta ainda com a parceria do projeto de extensão Mostra Monstra, coordenado pelo Prof. Rodrigo Almeida.

Confira a programação dos filmes que serão exibidos 

A Barca (Nilton Resende, AL, 2020, 19min) 

Na noite de Natal, duas mulheres conversam numa barca que desliza sobre as águas de uma lagoa escura e gelada. Um acontecimento inesperado marcará essa travessia. Ainda mais se baseia no conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles. 

Acessibilidade: Libras e LSE. 

Ímã de geladeira (Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo, SE, 2022, 19min) Depois que um casal de costureiros perde a sua geladeira, em decorrência de uma série de apagões no bairro, eles saem em busca de um novo eletrodoméstico. Numa loja de usados, uma geladeira parece oferecer risco. Mas só para pessoas negras. 

Acessibilidade: Libras e LSE. 

Yabá (Rodrigo Sena, RN, 2022, 13min) 

Numa aldeia de pescadores cujos antepassados vieram de África, escravizados, mantêm-se os cultos ancestrais. Neide (Jari Nass) é uma ex-moradora que busca formas de salvar seu negócio,ameaçado pela diminuição da pesca devido ao derramamento de óleo na região. As relações entre as antigas formas de trabalho da pesca e suas crenças são contrastadas com a necessidade do trabalho coletivo. 

Acessibilidade: Audiodescrição.

Serviço: 

Data: 18/04 

Horário: 19h00 

Local: Auditório I do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECOM/UFRN). 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí