Dentistas criam escâner facial para criar prótese dentária na UFRN

Dentistas criam escâner facial para criar prótese dentária na UFRN

Compartilhe:

Quatro dentistas do Rio Grande do Norte desenvolveram uma máquina, no qual é um escâner que ajudará na confecção de prótese dentária. Além disso, já está com seu pedido de patente em andamento. Além disso, este trabalho veio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Primeiramente, a máquina consiste em realizar um escaneamento facial para a confecção de próteses dentárias destinadas a pacientes totalmente sem dentes. No desenvolvimento da pesquisa que deu origem ao invento, participaram, portanto, os dentistas Adriana da Fonte Porto Carreiro, Lucas Cavalcante de Sousa, Ana Larisse Carneiro Pereira e Anne Kaline Claudino Ribeiro.

A coordenadora do grupo, Adriana Carreiro, identifica que o equipamento auxilia no registro das relações maxilomandibulares, etapa essencial para a confecção de próteses dentárias. “O dispositivo apresenta como vantagens menor tempo necessário para a realização dessa etapa, menor gasto de materiais e possui esferas na região anterior que facilitam a sobreposição de imagens digitais em softwares odontológicos”, explica a professora do Departamento de Odontologia da UFRN.

em entrevista para a UFRN

Característica do escâner para prótese da UFRN

O equipamento traz consigo uma haste horizontal mais longa, importante para apoio durante apreensão e manuseio do cirurgião-dentista. Além disso, o escâner de prótese dentária da UFRN tem concavidades superior e inferior, uma vez que servem para reter o material de registro de ambos os arcos dentários. Completa a engenharia da invenção, um conjunto de esferas na porção anterior da base, visto que são pontos de referência na etapa de sobreposição de imagens com o escaneamento facial em softwares.

“Agora, já com um grupo adicional de doutorandos e mestrandos, estamos desenvolvendo uma pesquisa clínica. Será sobre reabilitação oral de pacientes totalmente sem dentes, com próteses dentárias onde desenvolvemos por meio do escaneamento facial. Logo, será a etapa de registro das relações maxilomandibulares”, afirmou a docente. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí