Eu estou fazendo mestrado e como está sendo a minha experiência

Eu estou fazendo mestrado e como está sendo a minha experiência

Compartilhe:

O mestrado era um sonho que eu tinha desde que terminei a minha primeira graduação, porém após vários processos seletivos só consegui passar no final de 2022 em duas faculdades particulares. E, após uma grande novela, consegui me matricular no mestrado profissional de psicologia da Universidade Potiguar (UnP). Por quê? Confira o próximo parágrafo (Também botei a foto do Mestre dos Magos para ilustrar por motivos de ser gaiata).

Resolvi fazer matrícula no mestrado profissional de Psicologia e Organizações do Trabalho, uma vez que eles trabalham com a linha de pesquisa que estudo bastante que é o comportamento do consumidor e, por sinal, foi tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Publicidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Este tema me interessa bastante, principalmente ser uma forma de compreender os fatores psicológicos de que uma pessoa chega a etapa de compra. Sem contar que trabalho como social mídia e eu preciso criar e planejar conteúdos para entender o público-alvo dos clientes que trabalho.

Estou no primeiro período e claro que não está sendo fácil, pois alguns temas são pesados, muita leitura, ainda mais alguns termos desconhecidos. E, inclusive, você vai explorar os mesmos temas das linhas de pesquisa que o programa de pós-graduação trabalha.

E acho que é uma das experiências mais diferentes que estou fazendo, trabalhando com mais sabedoria, além de ficar maquinando o que colocar na minha dissertação, que vou apresentar no ano que vem.

Agora, vou explicar algumas coisas da vida acadêmica.

Diferença do mestrado profissional e acadêmico

O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação. O mestrado acadêmico tem como ênfase a pesquisa e produção de conhecimento científico, enquanto o mestrado profissional é mais focado na aplicação prática do conhecimento em situações do mundo real. Isto não quer dizer que o profissional está longe de fazer pesquisa e vou explicar a seguir.

Você pode ler também:  Melhores fotos de Jaeci em Natal das antigas

No mestrado acadêmico, o aluno é treinado para conduzir pesquisas originais e focado no lado acadêmico. Já no mestrado profissional, o aluno é preparado para trabalhar em situações profissionais específicas, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula. Ambos finalizam com uma dissertação.

Além disso, os mestrados profissionais tendem a ter uma abordagem mais prática, com aulas que enfatizam habilidades específicas e práticas do setor. Já os mestrados acadêmicos tendem a ter uma abordagem mais teórica e crítica, com aulas que focam mais na pesquisa e na produção de conhecimento.

Ambos os tipos de mestrado têm seus próprios benefícios e desafios, e a escolha entre eles dependerá dos objetivos e interesses de cada aluno.

Onde procurar os processos seletivos de mestrado

Existem diversas formas de procurar processos seletivos de mestrado. Uma opção é buscar diretamente no site das universidades que oferecem o curso de interesse. Também é possível consultar sites que exibem oportunidades de pós-graduação, como a plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ou o portal da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

Além disso, recomenda-se ficar atento às redes sociais e grupos de discussão da área de estudo, onde muitas vezes divulgam informações sobre processos seletivos.

E o mais importante: procure entender as suas necessidades na hora de pesquisar.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí