O Chat GPT criou um texto para falar de um plebiscito no RN

O Chat GPT criou um texto para falar de um plebiscito no RN

Compartilhe:

A gente fez algumas matérias sobre o Chat GPT, porém nunca fizemos uma matéria em que ele cria uma história fictícia sobre um plebiscito no RN. Primeiramente, o Chat GPT criou a história, no qual pegou dados aleatórios e criou uma história própria. Logo, mostrando que, assim como todas as máquinas, tudo ainda está suscetível a erros. Sendo assim, recomenda-se procurar livros, artigos e outras histórias para complementar.

Esse recado aconteceu quando surgiu o Wikipédia, que substituiu as grandes enciclopédias nas estantes e também nas redes sociais. Além disso, toda a nova tecnologia pode ser usada para ajuda de criação de conteúdo.

Quando fui pesquisar sobre o plebiscito de 1993 no Rio Grande do Norte queria saber inicialmente quem o RN votou no presidencialismo ou monarquia. Então, eu fui testar o Chat GPT e a resposta foi:

Veja a resposta do Chat GPT sobre um possível plebiscito para decidir a divisão ou não dos estados do RN

O Plebiscito no Rio Grande do Norte em 1993 se referiu à divisão do estado em dois: Rio Grande do Norte e o estado do Seridó. A proposta de criação de um novo estado foi apresentada pelo então deputado estadual Álvaro Dias, que defendia que a região do Seridó tinha características econômicas, sociais e culturais distintas do restante do estado e, portanto, merecia ser um estado autônomo.

O plebiscito ocorreu no dia 5 de dezembro de 1993 e contou com a participação de 1.221.496 eleitores. Desses, 70,19% votaram contra a divisão do estado, enquanto 29,81% foram favoráveis à criação do estado do Seridó.

Com esse resultado, a proposta de criação do novo estado foi rejeitada e o Rio Grande do Norte permaneceu com suas fronteiras inalteradas.

Se você pesquisar no Google, você vai ver que não houve

Nunca houve um plebiscito em 1993. Na época o Álvaro Dias nem era deputado federal, no qual somente aconteceu no final dos anos 90. Além disso, você nunca viu campanhas ou vídeos falando desta situação na sala de aula.

Você pode ler também:  Visitando uma horta orgânica no meio da cidade

Isto mostra que temos muito cuidado ao criar e distribuir as informações.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí