Em Natal, evento itinerante de agroecologia vem discutir o assunto em espaços educacionais

Em Natal, evento itinerante de agroecologia vem discutir o assunto em espaços educacionais

Compartilhe:

O cultivo de alimentos saudáveis dentro dos ambientes urbanos é uma pauta crescente, e já é possível perceber que essa prática está mais desenvolvida e incentivada. O movimento que une o desenvolvimento ecológico e sustentável com a agricultura é agroecologia. Recentemente, o Governo Federal instituiu, portanto, o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, através do Decreto Nº 11.700 em 12 de setembro de 2023.

Por isso, a partir do próximo sábado (7) haverá o Projeto “Agroecologia na Cidade”, que realiza eventos nas quatro zonas da cidade para compartilhar e debater os resultados do mapeamento de experiências agroecologia de Natal.

O projeto de mapeamento de experiências agroecológicas em Natal, executado pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC), contabilizou um total de 130 experiências agroecológicas cadastradas dentro do município de Natal e na região metropolitana.

Alguns lugares que Associação no evento do álbum acima.

Os parceiros da iniciativa

A iniciativa aconteceu a partir de emenda parlamentar da vereadora Brisa Bracchi (PT), por meio da Secretaria Municipal de de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) da Prefeitura do Natal. Além disso, contou com apoio do Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), do Departamento de Nutrição da UFRN, com o uso de plataforma crowdsource disponível no site: nutrir.com.vc/mapa.

Os resultados desse projeto através de encontros a serem realizados nas 4 zonas de Natal.

As atividades

O primeiro deles vai acontecer no próximo sábado (7) no Campus Avançado de Natal da UERN, a fim de reunir a população da Zona Norte. No Domingo (8) o evento é destinado à população da Zona Oeste, e acontecerá no Parque da Cidade. No final de semana seguinte, por conseguinte, serão na Zona Leste no sábado (14) no Museu Câmara Cascudo e a Zona Sul no domingo (15) na Escola Estadual Desm. Floriano Cavalcanti, mais conhecida como Floca, localizada no bairro de Capim Macio. Clique aqui para fazer as inscrições.

Você pode ler também:  Misterioso cheiro de queimado em Natal nesta madrugada

O objetivo desses encontros é promover a troca de experiências, fomentar a articulação das iniciativas agroecológicas e divulgar os resultados do mapeamento, por meio de um relatório e um minidocumentário. Ambas produções trazem à tona a diversidade de atividades e tipologias de experiências espalhadas pela capital. Além das rodas de conversa também haverá atrações musicais no encerramento de cada evento.

Confira a programação completa, portanto, a seguir

Ciclo de Vivências em Agroecologia e Meio Ambiente

07/10 – Zona Norte – UERN ZN (Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419 – Potengi)

08/10 – Zona Oeste – Parque da Cidade (Av. Omar O’Grady, nº 8080 – Candelária)

14/10 – Zona Leste – Museu Câmara Cascudo (Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol)

15/10 – Zona Sul – FLOCA Mirassol (Rua das Verbenas – Capim Macio)

Horário: Das 13h às 17h

Eventos gratuitos.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí