O maior rio do RN não é o Potengi

O maior rio do RN não é o Potengi

Compartilhe:

O maior rio do RN é o Apodi-Mossoró, na região Oeste. Embora o Rio Grande do Norte possua uma grande quantidade de dunas e praias, ele também é rico em recursos hídricos, contando com diversos rios em seu território.

Quando pensamos em rio, rapidamente vem em nossa mente o Rio Potengi, no qual muitos acreditam ser o maior em extensão. Mas, você sabia que tem outro rio que vence no tamanho?

Dentre os principais rios do Rio Grande do Norte, destacam-se:

Rio Apodi-Mossoró

É o maior rio do estado, com uma extensão de cerca de 490 km. Ele nasce na Serra de São Miguel, no Ceará, e segue em direção ao Rio Grande do Norte, passando por várias cidades, entre elas Mossoró, onde deságua no Oceano Atlântico.

Rio Piranhas-Açu

Segundo maior rio do estado, com uma extensão de aproximadamente 440 km. Ele nasce na Serra do Teixeira, na Paraíba, e segue em direção ao Rio Grande do Norte, passando por várias cidades, entre elas Caicó e Assu, onde deságua no Oceano Atlântico.

Rio Potengi

É o principal rio que corta a cidade de Natal, a capital do Rio Grande do Norte. Ele nasce em Cerro Corá, e segue em direção ao estado potiguar, passando por várias cidades, entre elas São Gonçalo do Amarante e Extremoz, onde deságua no Oceano Atlântico.

Rio Jucurutu

Um rio importante temporário que nasce na Serra do João do Vale, em Jucurutu, e segue em direção ao Rio Piranhas-Açu, passando por várias cidades, entre elas São Rafael e Triunfo Potiguar.

Rio Trairi

Nasce na Serra de João do Vale, em Jucurutu, e segue em direção ao município de Tangará, onde deságua no Rio Potengi.

Você pode ler também:  Gente, a passagem vai aumentar mais 45 centavos: De R$ 2,90 para R$ 3,35

Rio Jacu

Nasce em Lagoa Nova, e segue em direção ao município de Canguaretama, onde deságua posteriormente no Oceano Atlântico, mais precisamente na Lagoa de Guaraíras.

Rio Ceará-Mirim

Começa primeiramente no município de Pureza, e segue em direção ao município de Ceará-Mirim, onde deságua no Oceano Atlântico.

Rio Curimataú

O rio Curimataú nasce no município paraibano de Barra de Santa Rosa, na serra do Cariri Velho, pertencente ao complexo do planalto da Borborema. Além disso, a bacia deste rio ocupa uma área total de 3.346 km². Entra no estado do Rio Grande do Norte pelo município de Nova Cruz, Pedro Velho e desagua no oceano Atlântico através do estuário denominado de Barra de Cunhaú, no município de Canguaretama.

Rio Maxaranguape

Sua nascente fica em Rio do Fogo, e segue em direção ao município de Maxaranguape, onde deságua, por fim, no Oceano Atlântico.

Gostou da curiosidade em saber qual é o maior rio do RN? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí