16 de abril de 1975 estreou “O Exorcista” em Natal

16 de abril de 1975 estreou “O Exorcista” em Natal

Compartilhe:

O Brechando vai celebrar os 48 anos da estreia do filme “O Exorcista” em Natal, que abalou não só os cinemas do mundo todo, mas também nas telonas natalenses.

Em novembro deste ano, o filme “O Exorcista” vai completar 50 anos, mas a censura brasileira durante a Ditadura Militar fez com que a película em Natal quase dois anos depois. Por quê? Antigamente, os filmes de Hollywood primeiramente ficavam em cartaz no eixo Rio-São Paulo para que pudessem aparecer nas telonas das principais salas da capital.

Enquanto acontecia a censura, o livro que se baseou no filme virou um dos mais vendidos nas principais livrarias na capital potiguar. E quem não tinha dinheiro para comprar um livro, deveria esperar a fila da reserva na Biblioteca Câmara Cascudo.

Além disso, o livro foi copiado em uma gráfico e distribuído mais barato no mercado popular.

O filme somente estreou em 16 de abril de 1975 exclusivamente no Cine Rio Grande em Natal, após súplicas dos jovens natalenses que chegaram inclusive viajar para João Pessoa, uma vez que a cidade lançara primeiro.

Detalhe que a censura era para 18 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=xUntodg-vXY

Assim como em outras partes do mundo, o filme fez bastante sucesso na capital potiguar e marcou a história do cinema natalense.

Sobre o filme “O Exorcista”

O filme “O Exorcista” é um clássico do terror que se inspirou no livro homônimo de William Peter Blatty. O enredo conta segue a história de Regan, uma jovem garota de 12 anos que começa a apresentar comportamentos estranhos e assustadores, como falar em línguas desconhecidas e ter convulsões violentas.

Após inúmeras tentativas de tratamento médico sem sucesso, sua mãe, Chris, começa a suspeitar que a filha está possuída pelo demônio. Ela recorre então a dois padres, um experiente exorcista e um jovem psiquiatra, para ajudá-la a salvar a filha.

Você pode ler também:  Sexta haverá uma mostra de filmes de terror potiguar

O filme é um marco no gênero de terror por conta da intensidade e violência de suas cenas, visto que chocaram e impressionaram o público da época. A atuação da atriz Linda Blair como Regan, em particular, é amplamente elogiada por sua habilidade em transmitir a dor e o sofrimento da personagem em meio às cenas de possessão demoníaca.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí