Quais cidades do RN com um candidato para prefeitura

Quais cidades do RN com um candidato para prefeitura

Compartilhe:

As eleições 2018 estão chegando e é a hora de decidir para prefeito de seu município. Ao todo 510 pessoas estão lutando para uma vaga de prefeito em 163 municípios do Rio Grande do Norte. Somente em Natal, a capital, temos 14 candidatos, mas você sabia que quatro municípios daqui do estado vão concorrer a partir de chapa única?

Sim, são quatro municípios que vão ter um candidato para prefeitura​ no RN.

Quando participamos de instituições, desde grêmios estudantis até diretorias de clubes e universidades, é comum ouvir que a decisão daquele ano será de chapa única. Ou seja, quando tem único candidato. Mas, quando acontece numa cidade que uma pessoa quer candidatar-se para prefeito?

A eleição funcionará dos mesmos moldes numa decisão que tivesse 10 candidatos. As pessoas vão ter que ir às urnas para decidir se o candidato pode ou não ser o vencedor daquela decisão.

O que a regra eleitoral diz ?

De acordo com o relator do Tribunal Superior Eleitoral, José Cândido, em 1993, disse que o candidato único precisa obter a maioria dos votos e que não são válidos em branco. Além disso, não teria segundo turno, mesmo que a cidade tivesse 200 mil habitantes.

Tendo candidatura única e se esse candidato tiver só o voto dele, é considerado voto válido. Não existe percentual mínimo, pode ter 99% de abstenção, ele terá um voto e este vai representar 100% dos votos válidos.

Portanto, a nulidade das eleições prevista no artigo 224 do Código Eleitoral se refere à constatação de fraude no pleito. Algo que a gente falou sobre os votos nulos e brancos, na primeira matéria sobre as Eleições 2020.

Nenhuma destas cidades tem 200 mil habitantes para o segundo turno. Agora, vamos citar a cidades do RN com candidatos únicos.

Frutuoso Gomes

A primeira cidade que falaremos é a cidade de Frutuoso Gomes, no Alto Oeste do estado e faz parte da região da Costa Branca. A única candidata é a atual prefeita, a Janda Jácome, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). De acordo com os blogs políticos da região, a prefeita tem uma alta popularidade na região. Além disso, ela reajustou o salário dos professores de acordo com o piso salarial.

Seu nome completo é Jandiara Sinara Jácome Cavalcante e tem 40 anos. Antes de atuar como prefeita era professora de matemática.

Serrinha dos Pintos

A candidata de Serrinha dos Pintos tem apenas 21 anos e ainda é estudante. Seu nome é Bárbara Texeira e é a única candidata da região.  Ela é sobrinha da atual prefeita Rosânia Texeira, que é uma tradicional família de políticos do município.

Dentre suas propostas estão construção de creche, reforma de escolas, postos de saúde na região rural, contratação de médicos especialistas, capacitação aos servidores, apoiar as festas tradicionais, instalação de câmeras de segurança e melhorar o acesso ao lajedo do Tota e aos Bastiões.

A oposição tentou colocar um candidato, porém os blogs da região disseram que não chegaram a um consenso. Assim, Bárbara tornou-se a única candidata.

Viçosa

Victor Ramon Alves tem 30 anos, trabalha como advogado e quer ser prefeito de Viçosa. Ele é o único candidato que vai concorrer as eleições na cidade que tem 1633 habitantes.
Ramon trabalha atualmente como o tesoureiro da Prefeitura de Viçosa.

Não é a primeira vez que Viçosa teve uma eleição com apenas um candidato. No ano de 2012, o Toninho do Miragem foi o único que disputou a eleição municipal. Toninho, por sinal, está terminando o seu segundo mandato.

Além disso, atua como advogado em toda região Oeste do RN. Ele graduou em direito na Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa).

Tenente Ananias

A quarta cidade com candidato único a prefeito é Tenente Ananias. Na verdade, é uma candidata. Seu nome completo é Larissa Lisiane da Cunha Rocha Jácome e é do PSD, mesmo de Robinson e Fábio Faria, que por sinal compareceu ao seu casamento. Ela é a atual prefeita do município e está na disputa pelo segundo mandato. A vice-prefeita, Graça (PSD), atualmente é vereadora do município.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí