Coletivo CIDA apresenta novo espetáculo no Teatro Alberto Maranhão

Coletivo CIDA apresenta novo espetáculo no Teatro Alberto Maranhão

Compartilhe:

O Coletivo CIDA (RN) apresenta em abril seu novo espetáculo “Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão”. Esta é, portanto, a terceira obra de uma trilogia em dança-tragédia. Marcada para acontecer, no Teatro Alberto Maranhão, entre os dias 06 a 09 de abril, a partir das 20 horas. Os ingressos são gratuitos e retirados na bilheteria do teatro uma hora antes

Fotos que ilustram o post: Brunno Martins. 

Além disso, faz parte de uma criação cênica sequenciada assinada pelo coreógrafo René Loui. E, inclusive, conta com interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior (SC), pesquisadora da dança. O projeto do CIDA que estará em cartaz no Teatro Alberto Maranhão foi contemplado no Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro – 2022.

Traz no elenco nomes de referências para as artes cênicas no estado, entre eles estão Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araujo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira.

A trilogia também ganhou o Prêmio Funarte – Dança Acessível 2021, Prêmio Sesc de Artes Cênicas 2022 e pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022. Ainda mais, as duas primeiras obras teve temporada no SESC Copacabana contempladas pelo SESC Pulsar Primeiro Semestre. 

Coletivo CIDA Alberto Maranhão

Livremente inspirada na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, o espetáculo propõe uma discussão, através das artes cênicas. Logo, vão discutir temáticas acerca da estigmatização, desumanização, extermínio e invisibilidade das pessoas pretas. Ainda mais mostrará toda comunidade LGBTQIAPN+, de pessoas com deficiência, das mulheres, dos povos originários, das pessoas que vivem e/ou convivem com o HIV, ou AIDS.

Com duração aproximada de 45 minutos, ainda mais conta com uma classificação indicativa de 14 anos, o espetáculo. 

Você pode ler também:  Sabia que a Pinacoteca está grafitada por dentro?

Todas as informações estão nos canais de comunicação do coletivo. Acesse: www.coletivocida.com.br ou acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida.

Incentivando as escolas a assistir a peça

Além de apresentar a comunidade, o objetivo é mostrar o teatro também para as escolas de modo gratuito e acessível, com tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição, nos dias 06, 07, 08 e 09 de abril, sempre às 10h da manhã, no Teatro Alberto Maranhão. 

O cadastro, portanto, está disponível através do formulário eletrônico disponível no perfil do CIDA no Instagram (@coletivocida) ou pelo link: https://forms.gle/nG8WKi1nRkboMwAT9

“No Coletivo CIDA temos a finalidade de buscar em cada uma de nossas iniciativas a aproximação com os espaços de aprendizagem, trazendo para as salas de aula discussões sobre temáticas importantíssimas para a sociedade. As questões abordadas em “Insanos e Beija-Flores” contribuem diretamente para a desmistificação de tabus acerca das violências e preconceitos diários com os nossos corpos.”, declararam Arthur Moura (produtor do CIDA) e  René Loui (coreógrafo e intérprete). 

Sobre o Coletivo Cida, organizadora da apresentação no Alberto Maranhão

Fundado por Arthur Moura, René Loui e Rozeane Oliveira, artistas e produtores, o CIDA se destaca no cenário cultural norte-rio-grandense por sua produção experimental, incluindo o uso de recursos de Comunicação Assistiva, como audiodescrição e também Libras ( Linguagem Brasileira de Sinais).

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí