Horto Comunitário Natal

Sabia que Natal tem o seu próprio horto comunitário?

brechadas Cidades Curiosidades
Compartilhe:

Seu nome é Horto Florestal Parque das Serras, vulgo Horto Pitimbu, fundado eventualmente em 1991. Primeiramente, ele recebe o nome de Horto Comunitário de Natal pelo fato da iniciativa constatar dos próprios moradores de Cidade Satélite visando manter o verde na região. Além disso, eles prezam a agroecologia refere-se ao estudo da agricultura desde uma perspectiva ecológica. Tem como unidades básicas de análise os ecossistemas agrícolas, abordando os processos agrícolas de maneira ampla.

Sem contar que não visam apenas em maximizar a produção mas também otimizar o agroecossistema total —incluindo seus componentes socioculturais, econômicos, técnicos e ecológicos.

Além disso o espaço tem abre portas para economia solidária. Além de produtos ecológicos, é comum discutir sobre a importância agricultura urbana.

Estão disponíveis hortaliças, alimentos veganos e caseiros, artigos de moda sustentável, biojoias e cosmética natural, oráculos, artesanato em palha, crochê e macramê, plantas, colagens, esculturas e muito mais.

Acompanhe aqui a página:

Instagram do Horto de Cidade Satélite

Localização do Horto Comunitário de Natal

O Horto Florestal Parque das Serras fica na rua Serra Acaraí, nº 8.063, no bairro Pitimbu, Zona Sul de Natal. É uma organização sem fins lucrativos com 31 anos de ativismo ambiental, fundada com o intuito de preservar a natureza da região, que se caracteriza por ser uma área importante de recarga do aquífero Dunas-Barreiras, cuja água abastece a capital potiguar.

Achei esse trabalho de escola bem fofinho que explica melhor a prevenção do meio ambiente:

Sobre o aquífero Dunas-Barreiras

É um aquífero formado pelas águas dos rios Pitimbu e Potengi, no qual está sendo ameaçado pela ausência de esgotamento sanitário e em volta desta região há uma vasta diversidade e ainda mais há espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. Sua área é 90 quilômetros quadrados e utilizada para poços tubulares.

Sabia deste horto? Deixe, portanto, o seu comentário sobre o Horto Comunitário que fica em Natal.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *