Como alguém chegava ao RN no início do século XX

Como alguém chegava ao RN no início do século XX

Compartilhe:

A gente viu que os carros surgiram na vida dos potiguares no início do século XX, quando os grandes proprietários rurais usavam os carros para viajar mais rápido. Além disso, um passeio de carroça de Caicó-Natal poderia demorar, no mínimo,  três dias e isso quando não tinha trem vagando.

Mas, como os outros estados brasileiros faziam para chegar ao estado? Até a década de 60, não havia grandes rodovias federais e o uso de aviões ainda era restrito.

Perambulando pela internet, eu achei a “Revista Cigarra”, de 1921, mostrando um anúncio de viagens de navio. Era como se fosse a Latam ou Gol de hoje, sendo destinada de embarcações para os navios.

Na revista por exemplo tinha o anúncio da Pereira Carneiro

A imagem acima mostra um anúncio do jornal da Pereira Carneiro, que além de ajudar a transportar pessoas, eles também entregavam o sal do RN para os moradores do Rio de Janeiro, pois na época era considerado um dos melhores do país.

Além do sal potiguar, eles distribuem tecidos, farinha de drigos e diques para a reforma de navios.

Logo, para chegar ao Nordeste e ao Rio Grande do Norte tinha que ser por meio da navegação, parar num porto mais perto e optar por outro transporte até chegar no seu destino final.

No anúncio acima, no entanto, mostra que a embarcação parava em Assú, Mossoró, Aracati e também na região de Pirangi.


Você pode ler também:  Quem mandou apagar a Ribeira em Natal?
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí