3 shows de Axé no Rio Grande do Norte nos anos 80

3 shows de Axé no Rio Grande do Norte nos anos 80

Compartilhe:

O axé music tem suas raízes na cidade de Salvador surgindo na década de 1980. Uma de suas principais características é a fusão de diversos estilos musicais, incluindo ritmos afro-brasileiros, como o ijexá, o afoxé e o candomblé, misturados com influências do reggae, salsa, merengue, e até mesmo do pop e rock.

O movimento do axé music foi impulsionado por artistas locais que buscavam criar uma música que refletisse a diversidade cultural e a atmosfera festiva da Bahia, especialmente durante o Carnaval.

Antigamente, os jornais utilizavam de forma pejorativa para associar as religiões de matriz-africana.

Alguns dos pioneiros do axé incluem artistas como Luiz Caldas, que é frequentemente considerado o “pai do axé music”, e bandas como Chiclete com Banana e Olodum. Na parte feminina, por sua vez, há os nomes de Sarajane (foto em destaque) e Daniela Mercury.

O axé music ganhou popularidade em todo o Brasil e se tornou um gênero musical proeminente durante as festividades carnavalescas.

Suas canções muitas vezes incorporam letras alegres e dançantes, com temas que celebram a alegria, a diversidade e a cultura baiana. O sucesso do axé music também contribuiu para a expansão da música brasileira no cenário internacional.

Mas, como repercutiu o nascimento do axé music em Natal?

Procurando artigos dos jornais nos anos 890, viu que o Axé Music bombou na capital potiguar primeiramente no final dos anos 80, mais precisamente em 88 veio as primeiras festas. Além disso, aqui elencamos três shows que surgiram nesta época.

Tanto que em 1991, a capital potiguar criou a sua própria micareta, o Carnatal.

Show 1

Um dos primeiros shows relacionados ao Axé foi o “Axé Natal”, que foi comemorar os 100 anos da abolição da escravatura.

Você pode ler também:  Casa da Maçã e amor pela Cidade Alta em Natal

Show 2

As primeiras apresentações do Chiclete com Banana em Natal aconteceram em 1986 e inclusive fazia bastante sucesso nos anos 80.

Show 3 de Axé em Natal

Luiz Caldas se apresentou em Natal, pela primeira vez, em 1986, conforme a nota abaixo:

Já foi em algum desses shows que mencionamos? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí