Sabia que tem cidades que não cobra tarifa de busão? E Natal?

Sabia que tem cidades que não cobra tarifa de busão? E Natal?

Compartilhe:

Apesar de que o sistema de ônibus no Rio Grande do Norte ainda é polêmico, sempre se questionou sobre a necessidade de cobrar ou não a tarifa de ônibus. Alguns dizem que isso é impossível e outros estudos, inclusive membros do Conselho do Transporte Público, que você pode clicar aqui, acreditam na cobrança zero.

Entretanto, achei um artigo do Projeto Draft que fala como case de sucesso na cidade de Maricá, no interior do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o site, há mais de oito anos, os moradores de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, não pagam nenhuma tarifa para circular de ônibus. E também não pagam pelo aluguel de bicicletas, disponíveis em estações espalhadas pela cidade.

Maricá é uma das mais de 70 cidades brasileiras que disponibilizam transporte público gratuito, segundo levantamento da Coalizão Triplo Zero, uma rede de organizações voltadas à mobilidade urbana. “Quando você coloca tarifa zero, e melhora o nosso transporte, as vias deixam de ser voltadas para os carros. Para isso é preciso que se tenha um transporte público de qualidade”, defende Itamar Marques, Coordenador da Comissão de Mobilidade Urbana do CREA-RJ, chefe da Divisão Técnica de Transporte e Logística do Clube de Engenharia e coordenador do Fórum de Mobilidade Urbana.

diz o artigo

Como a cidade do RJ fez

A cidade fluminense tem uma vantagem: um alto valor de royalties recebido do petróleo. Com essa verba, a prefeitura reservou um fundo municipal e criou a EPT, Empresa Pública de Transporte. Este é o principal modelo para viabilizar o transporte público gratuito: a criação de um fundo municipal de mobilidade urbana sustentável, financiado por impostos sobre combustíveis fósseis e estacionamentos privados; a municipalização do sistema de transporte público; e a realização de uma consulta popular sobre a tarifa zero.

Você pode ler também:  Tendson Silva: Colecionador de jogos de tabuleiro

Uma cidade que não cobra uma tarifa de ônibus se encaixa nas características de Natal?

Em 2013, o G1 realizou uma entrevista com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) defendendo que sim.

De acordo com o engenheiro civil, Rubens Barreto Ramos, defende a implantação de um sistema de transporte plenamente subsidiado e gratuito para todos. Os subsídios para viabilizar a proposta, segundo Ramos, podem vir de diversas formas, no entanto para que a teoria vire prática é preciso que haja mudança na mentalidade dos governantes em relação ao modelo adotado atualmente.

“Por definição, todo produto de mercado é excludente e produz disputa. O transporte público tarifado só acontece quando o usuário não tem opção. Quando a renda aumenta e as pessoas compram veículos, elas abandonam rapidamente o transporte pago. Assim o serviço perde a capacidade de ser vendável”, explica o professor em entrevista ao repórter Felipe Gibson.

Para Ramos, o transporte tem de ser visto da mesma forma que setores como saúde, educação e segurança, que são pagos pela sociedade.

Em Natal, o sistema de transporte é 100% bancado pelos usuários. O dinheiro arrecadado com o pagamento da passagem é o mesmo que paga gratuidades e meia entradas. Além disso, seguindo a lógica da tarifa, o especialista entende que o preço da passagem sempre estará pressionado pelos custos para se manter o sistema. 

Recentemente, a passagem aumentou para R$ 4,50.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí