RN tem Pau Grande

RN tem Pau Grande

Compartilhe:

Sabia que o RN tem pau grande? Não é nada disso que você está pensando. Porém, uma árvore conhecida por este nome e virou um ponto turístico da cidade de Pedro Velho e a árvore surgiu após uma enchente, onde ocasionou as ruínas da cidade.

O Pau Grande, Samaumeira, é uma das maiores árvores do RN, são necessárias mais de 30 pessoas para abraçar seu tronco e estima-se que pode chegar a 65 metros de altura. Originária da Amazônia, a árvore é importante para os indígenas daquela região. Tanto que dizem que os povos nativos tocam as suas raízes para chamar as pessoas que estão perdidas na mata.

Em Pedro Velho, foi plantado por Francisco Barbosa de Oliveira. No local, existem várias lendas, dentre elas a da botija de ouro escondida e da serpente que circundava a árvore durante a noite. Entretanto, o que sabe que após a enchente do rio Curimataú, semente desta árvore surgiu e plantou próximo das ruínas.

Da mesma família dos Baobás e de origem Africana, a Samaumeira conhecida como Pau Grande, é mais um dos pontos turísticos da cidade de Pedro Velho. Suas dimensões e imponente beleza impressionam e chamam atenção de todos que a visitam. Além disso, para conseguir abraçar completamente o tronco, desta árvore é necessário cerca de 30 homens ou 50 crianças.

O Pau grande vai assim atravessando os séculos, cortando o tempo e se tornando guardião das histórias de Pedro Velho.

Sobre a enchente do Rio Curimataú, próximo do Pau Grande do RN

Antes de falar da enchente, precisamos falar da Vila das Cuitezeiras, onde originou a cidade. No século 18, uma família montou uma fazenda e construiu uma capela em homenagem a Santa Rita de Cássia, logo um povoado e outras fazendas surgiram. Logo, surgiu a Vila de Cuitezeiras.

Você pode ler também:  [BRECHANDO VLOG] – Episódio 1: Onde revelar filmes em Natal ?

A enchente do rio Curimataú, em 1901, inundou totalmente a vila de Cuitezeiras. Apenas a capela permaneceu incólume. Temeroso de novas enchentes, Claudino Martins Delgado construiu, em 1901, uma casa para sua residência, a cerca de dois quilometros de Cuitezeiras.

Lançou, dessa forma, os alicerces da cidade que se denominou Vila Nova. Sucederam-se as construções. Desenvolveu-se o comércio. A sede municipal transferiu-se para Vila Nova, que estendeu seu nome ao Município. A 26 de novembro de 1908, o topônimo Vila Nova foi substituído por Pedro Velho, homenagem à memória do republicano potiguar Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, que morreu no ano anterior.

Novas inundações se sucederam em 1917 e 1924. Da antiga vila restam apenas a capela de Santa Rita, com um velho cemitério atrás; um cruzeiro e com pedestal.

Vídeo da tour do Pau Grande

Quer saber como é o Pau Grande e as ruínas? Veja o vídeo, portanto, a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí