Reencontro Familiar em Natal: Celebrando a Herança de Joaquim Lourenço de Carvalho

Compartilhe:

No ensolarado dia 21 de outubro, Natal foi palco de um emocionante reencontro dos descendentes do ilustre patriarca, Joaquim Lourenço de Carvalho, originário do pitoresco Trairi. É simplesmente meu bisavô, que gerou mais de 400 bisnetos. Isto quer dizer que eu tenho mais primos que pensava. Além disso,  o evento uniu netos e bisnetos, uma vez que a última filha viva era minha avó e a mesma faleceu em agosto de 2022. 

O primeiro encontro foi em Sítio Novo em 2017, onde fiz cobertura e a segunda edição aconteceu em Natal.

Por isso, foi uma celebração viva da duradoura herança e legado deixados por esse notável antepassado.

Sob o céu azul de Natal, mais de uma centena de membros da família Carvalho se reuniram no local, muitos viajando de diferentes partes do Rio Grande do Norte para estar presentes neste momento especial. Além disso, o ambiente estava impregnado de uma aura de gratidão e familiaridade, à medida que parentes de diferentes gerações se reconectavam e compartilhavam histórias.

E como foi?

O reencontro proporcionou uma oportunidade única para os presentes mergulharem nas raízes da família. A história de Joaquim Lourenço de Carvalho,  que era paraibano e mudou-se ao RN para empreender. 

Durante o evento, foi possível perceber que pode não conviver diariamente, mas você via uma semelhança ou outra, desde os meus cachos até o tamanho dos olhos. Foi lá que vi uma foto dos meus trisavós e da minha bisavó, mãe da vovó do Céu. 

Elas eram idênticas e isso me impressionou bastante. 

Um dos meus trisavós fundou a cidade de Sítio Novo e minha bisavó, que casou com Joaquim Lourenço de Carvalho, é filha. 

Minha bisavó

Hora de apresentar a árvore genealógica 

As conversas animadas fluiam na hora de apresentar a árvore genealógica e confusa, visto que meu bisavô e seus irmãos casaram com membros da Família Ferreira, fazendo com que toda a população de Sítio Novo fosse formada por casamentos consanguíneos.  

Sem contar que os membros da família compartilham memórias de infância, anedotas engraçadas e histórias tocantes sobre o impacto que a figura de Joaquim teve em suas vidas. A emoção estava palpável, e muitos olhos brilhavam com lágrimas de gratidão por esse momento de união ou vendo foto dos entes que se encantaram. 

Além disso, o evento proporcionou uma oportunidade para que os mais jovens compreendessem a importância de suas raízes e a responsabilidade de preservar a memória e os valores transmitidos ao longo das gerações.

Ao cair da tarde, em um momento de grande emoção, todos os presentes se reuniram para uma foto de cada núcleo da família. O registro capturou não apenas rostos, mas também o amor, a tradição e a ligação indestrutível que une essa extraordinária linhagem de descendentes de Joaquim Lourenço de Carvalho.

O reencontro em Natal foi mais do que um evento; foi uma jornada pela história. Ou seja, um tributo aos antepassados e uma celebração do poder duradouro do amor familiar. 

O legado de Joaquim Lourenço de Carvalho continua vivo nas vidas e nos corações de seus descendentes, que prometem honrar e preservar essa herança preciosa por gerações vindouras.

Meu bisavô Joaquim Lourenço de Carvalho casou com duas irmãs 

Descobrir que seu bisavô casou com duas irmãs adiciona um elemento fascinante à narrativa da sua linhagem. E, ao mesmo tempo, bizarro, visto que após a primeira morrer por complicações no parto, o mesmo arranjou de casar com sua cunhada. A jovem então era a minha bisavó. Além disso, essa peculiaridade certamente contribui para a riqueza das histórias e complexidade das relações familiares. 

É um lembrete de que a vida e os relacionamentos podem ser repletos de surpresas inesperadas e nuances interessantes. Essa descoberta certamente acrescenta uma camada única à herança e à tradição da sua família.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí