Vacinação gratuita contra HPV, roda de conversa e conscientização sobre cânceres ginecológicos

Vacinação gratuita contra HPV, roda de conversa e conscientização sobre cânceres ginecológicos

Compartilhe:

A vacinação contra HPV estará disponível gratuitamente próximo sábado (16) no shopping Midway Mall. Além da vacinação gratuita contra o HPV, haverá uma roda de conversa, uma vez que disseminará ao público os cinco tipos de cânceres ginecológicos mais comuns, que são: colo do útero, ovário, endométrio, vulva e vagina.

As atividades fazem parte do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA). No local acontecerá o “dia D” da prevenção, com a presença de especialistas (ginecologistas, oncologistas e radiologistas). Tudo isso será no 3º piso do shopping (próximo da Adidas, em frente a Zara).

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 704 mil novos casos de câncer por ano no Brasil até 2025. Além disso, os cânceres mais comuns são de colo do útero, ovário e corpo do útero (endométrio), que somam 32,1 mil novos casos anuais.

O que terá essas atividades, além da vacinação gratuita contra HPV

Além da triagem e orientações com especialistas haverá um posto de vacinação gratuita contra HPV, além de roda de conversa sobre a prevenção dos cânceres mais incidentes nas mulheres, distribuição de panfletos, preservativos, camisetas e ainda mais haverá material que traz as informações para acompanhar a sua rotina de prevenção ao câncer feminino.

O local estará também com pilares centrais iluminados com cor da campanha e os banheiros femininos serão adesivados com informação sobre prevenção.

Programação

  • 12h – Abertura com a oncologista clínica Sulene Cunha, da Liga Contra o Câncer;
  • 12h às 20 horas – Aplicação gratuita de vacina contra HPV;
  • 13h às 21h – tira-dúvidas com especialistas;
  • 13h, 16h e 19h – rodas de conversa sobre a prevenção de cânceres ginecológicos.
Você pode ler também:  Quais são as estações de trem existentes no sentido Natal-Nísia Floresta?

A realização é do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) e da Liga Contra o Câncer, com apoio de Midway Mall, Secretaria Municipal de Saúde de Natal e Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte.

Sobre o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA)

O EVA é uma associação sem fins lucrativos, composta em sua maioria por médicos, que tem como missão o combate ao câncer ginecológico. Seu time, multiprofissional, atua com foco na educação, pesquisa e prevenção, assim como promove apoio e acolhimento às pacientes e aos familiares.

A idealização e a organização do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos surgiu por meio da oncologista clínica Angélica Nogueira Rodrigues, no Hospital do Câncer II do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A primeira reunião ocorreu em 12 de março de 2010 e o nome Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos passou a ser utilizado a partir desta data.

A primeira reunião para nacionalização do grupo ocorreu no Congresso da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), em 2013, na cidade de Brasília. O nome EVA veio de uma reunião neste evento e, por fim, foi sugerido pela oncologista clínica, coordenadora da área de apoio ao paciente (advocacy) do grupo, Andréa Paiva Gadelha Guimarães. O ginecologista oncológico Glauco Baiocchi Neto é o diretor-presidente do EVA na gestão 2023-2024.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí