[ARTIGO] Importância de Marina Lima, Margareth Menezes e Fernanda Abreu no Mada

[ARTIGO] Importância de Marina Lima, Margareth Menezes e Fernanda Abreu no Mada

Compartilhe:

Parece papo de coach, mas “é importante recalcular a rota”. O Festival Mada, nos últimos 25 anos, está modificando o rumo. O que antigamente exibia apenas shows de rock e apostas que futuramente bombariam futuramente no Disk MTV, como Detonautas. Entretanto, nos últimos 10 anos estão colocando ritmos dos mais diferentes possíveis, agradando todos os públicos, desde aquele que cresceu no Blackout até aquele que vai ao Teatro Riachuelo.

A década de 2020 mostra um novo rumo, visto que o Mada está resgatando artistas que nossos pais escutavam. É o caso de Fernanda Abreu e Marina Lima. Ambas foram pioneiras no rock nacional e compositoras que destacaram muito bem o Rio de Janeiro.

Junto com elas, as mesmas vão se apresentar juntas em um dueto inédito. A última vez de Marina foi no Festival Elas por Elas e Fernanda não toca há 20 anos em Natal.

Responsável pela criação de uma linguagem pop que mistura elementos da dance music com ritmos urbanos, Fernanda Abreu ganhou os holofotes com a banda Blitz. Em 1990, lançou seu primeiro disco solo, o “SLA Radical Dance Disco Club”, até hoje coleciona hits como “Rio 40 Graus”, “Veneno da Lata” e “Kátia Flávia, a Godiva do Irajá”.

Sinônimo de inventividade, Marina Lima estreou na Indústria Musical com a composição da música “Meu Doce Amor”, gravada por Gal Costa. Desde o lançamento de seu primeiro disco “Simples Como Fogo”, em 1979, Marina navegou entre o rock e a MPB, colecionando sucessos como “Fullgás”, “Uma Noite e Meia” e “Virgem”.

A participação de Margareth Menezes também é de suma importância para a mudança de rota

Mada trouxe também algo ousado que foi chamando a atual ministra da Cultura, Margareth Menezes. Se fosse há 15 anos atrás era quase impossível pensar a mesma no Mada, visto que era uma figura carimbada no Carnatal. A participação de Margareth crava, de uma vez, que o festival não é mais apenas de rock ou de gente que gosta da antiga MTV.

Você pode ler também:  Mada cria uma série como ação para seus 25 anos

Entretanto, estão cada vez mais estudando as tendências do seu público-alvo e está ótimo.

Além disso, cada vez mais a Geração Y, os milennials estão resgatando os artistas do passado e procurando criar sons que mistura o novo com o antigo. Isso também se repete com a Geração Z, aqueles que estão na casa dos 15 aos 20 anos, que estão começando a participar de shows de grandes festivais.

Por isso, vai ser comum ouvir Getúlio Abelha falando de temas modernos com pegada de forró ou ver Matuê fazendo um rap.

Afinal, eles querem fazer jus ao nome completo do evento: Música Alimento da Alma (Mada).

Sobre o Mada

As bodas de prata serão comemoradas em grande estilo com o encontro das cantoras Fernanda Abreu e Marina Lima. Marcado para acontecer nos dias 13 e 14 de Outubro, na Arena das Dunas, em Natal (RN), o evento é reconhecido por colocar o Nordeste na rota dos principais artistas da cena musical brasileira, além de unir atrações nacionais, internacionais e potiguares no mesmo palco. Os ingressos do segundo lote vão de R$110 a R$480 e estão disponíveis aqui

Além do encontro das cantoras cariocas, que partiu de um convite do COALA para a edição deste ano, o Festival MADA também contará com shows de Margareth Menezes, Luedji Luna, Liniker, Marina Sena, Getúlio Abelha, TUM, Gracinha, Terno Rei, Matuê, Baco Exu do Blues e Gaby Amarantos.

Mais novidades serão divulgadas em breve, entretanto, o presente principal do festival para o público é a ocupação completa do gramado da Arena das Dunas, o que vai proporcionar uma circulação ainda melhor para o público que ano passado esgotou os ingressos, somando 25 mil pessoas.

Você pode ler também:  Jout Jout no Mada: Real ou delírio coletivo?

Do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte, Fernanda não se apresenta no Mada há 20 anos 

Vinte anos passaram desde que Fernanda Abreu apresentou a turnê Entidade Urbana na edição de 2003 do Festival MADA. Desde então, a capital potiguar não assistiu a cantora carioca nos palcos. Enquanto isso, Marina Lima não leva seu repertório a Natal desde 2019, quando fez parte do projeto gratuito Elas por Elas, ao lado de mulheres representantes da música popular brasileira. 

SERVIÇO

Festival MADA – 25 anos

Local | Estádio Arena das Dunas – Lagoa Nova, Natal – RN
Data | 13 e 14 de Outubro de 2023
Horário |  a partir das 18h
Ingressos  | aqui

Realização |  Pé de Música Produções

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí