5 artistas do RN para ouvir e lançaram música em 2023

5 artistas do RN para ouvir e lançaram música em 2023

Compartilhe:

O Brechando montou uma lista de artistas do RN que lançaram música neste ano de 2023, além dos links para poder ouvir cada trabalho.

Não tenha medo de explorar novos artistas musicais. Por isso, vamos ajudá-lo a descobrir novos artistas e expandir seus horizontes com cinco artistas do RN para ouvir. Detalhe que eles lançaram música neste ano e estão disponíveis nas principais plataformas de streaming.

1) Clara Luz

Recentemente, a cantora Clara Pinheiro lançou um disco com uma pegada eletrônica, o EP Clara Luz é o sexto trabalho da artista potiguar. Embalado pelos sintetizadores afiados dos anos 80 esse disco promete botar todo mundo para dançar. O material foi gravado nos estúdios Dosol, durante uma residência artística com os produtores musicais João Felipe Santiago e Walter Nazário.

As canções revisitam sentimentos vividos pela artista que lhe ajudaram a viver o durante e o pós-pandemia.

“Esse disco fala principalmente de ressignificar a dor, o sofrimento e a angústia. Fala sobre se descobrir no amor de uma mulher e sobre o apoio feminino mútuo”, revela a artista em release para imprensa.

Subiu aos palcos para cantar na banda Pangaio (2007), depois tomou a frente dos vocais da Orquestra Boca Seca por 14 anos (2007-2021) e iniciou seu trabalho solo com Clara e A Noite (2010), mesmo ano que ganha o prêmio de júri popular pelo MPBeco. Em 2016, com Simona Talma, lança o espetáculo musical “Pássaros Proibidos” e, por fim, em 2020 lançou seu último trabalho solo de grande repercussão “VOLTE E PEGUE”.

2) General Junkie

General Junkie lançou em 2023 o “Homem Grotesco”, o segundo álbum oficial.

A banda, que faz só aparições pontuais desde o começo dos anos 2000, resolveu se reunir para um show comemorativo dos 20 anos de lançamento do debut álbum. Durante os ensaios para o show, gravaram takes ao vivo no Estúdio DoSol de faixas clássicas, como “Quem Matou Brigite?”, “O Diabo Quer Ser Sócio”, “Convulsão”, “Despacho”, entre outras. 

“Era uma vontade antiga gravar mais coisas com o General Junkie, o mais próximo possível do que fazemos nos shows. Fluiu muito bem todos os takes, parecia que a gente nem tinha parado de tocar aquelas canções”, comenta Gustavo Lamartine, guitarrista e vocalista da banda.

3) Equilibristas do mundo torto

No final de 2023, os músicos Igor Fortunato e Anderson Foca lançaram músicas que refletem a saúde mental, relações sociais e sobreviver neste mundo torto. Além disso, conta com a participação de Yves Fernandes, Ana Morena, Thiago Andrade e Silvio Franco na bateria. Em março, o grupo estreiou sem single e já direto com um álbum contendo oito canções intitulado “Abaixo a Realidade”.

Você pode ler também:  Clarice Falcão vai tocar em Natal no mês de maio

4) Gracinha

Gracinha é o projeto solo da cantora Isabela Graça, de Natal/RN, que soma elementos musicais sonoros de dream pop e neo-psychedelia a canções sobre amores lésbicos, entre o platonismo e a solidão. Formada em 2022, a banda é composta por Isa nos vocais, baixo e guitarra, Rodolfo Almeida na guitarra e baixo, João Victor Moura na guitarra, Mateus Tinoco nos sintetizadores e Pedro Lucas Bezerra na bateria.

Foto por Moisés Oliveira

A banda, formada no início de 2022, estreou nos palcos em outubro passado. Já tocou em festivais de Natal como o Eco Praça e o Festival Pôr-do-Som, produzido pelo Festival Dosol. Em 2023, a banda lançou registros audiovisuais captados ao vivo, o primeiro deles para a canção ‘Tamarillo’. 

Capa por Rima Estúdio 

Recentemente, ela lançou a faixa ‘Inferno Astral’, que foi a estreia da banda nas plataformas de streaming. A canção fala sobre se encantar por outra mulher e não conseguir esconder o que já sabia desde sempre. Para usar o clichê ilustrativo, é sobre querer apenas se entregar de cabeça a esse novo sentimento.” .

Aiyra

A cantora, compositora e percussionista Aiyra lançou a música de trabalho #VSF. A canção é um grito de liberdade diante de relações amorosas que, mesmo aparentemente pacíficas, mostram-se muito nocivas, falando de ghosting e falta de responsabilidade afetiva. Gravado em Recife, o clipe e a canção tem participação do cantor pernambucano Jáder, outro nome em ascensão do novo cenário musical do país. Além disso, promove uma ligação potente entre artistas do RN e PE, trazendo a força de duas vozes, masculina e feminina, reverberando um mesmo desejo.

OUÇA A FAIXA NO LINK – #VSF acesse o link https://onerpm.link/vsf

Ativa na música do Rio Grande do Norte há quase 20 anos, Aiyra já participou de grupos como: Flor de Macambira, Banda DuGiba, Choro na Lua, Catita Choro e Gafieira, Elegia e seus Afluentes, Rastafeeling, Igapó de Almas, entre outros. Ainda mais, na esfera da música erudita, Aiyra coleciona passagens pela Orquestra Sinfônica da UFRN e Sinfônica do Estado do RN. Além disso, participou do grupo de percussão contemporânea Percumpá.

Você pode ler também:  Sabia que tem cidades que não cobra tarifa de busão? E Natal?

Em 2019, gravou o seu primeiro disco, “Quebra Vento” e o levou por palcos como os festivais DoSol (RN) e Sonora (PE). Durante o período da pandemia, seguiu em atividade via apresentações remotas para lives do DoSol e Sesc RN, Sesc Nacional, entre outros. No ano de 2022, lançou seu segundo trabalho, “Leve”, onde explora uma sonoridade com elementos rítmicos populares.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí