Fashion Revolution chega em Natal nesta segunda

Fashion Revolution chega em Natal nesta segunda

Compartilhe:

Entre os dias 24 a 29 de abril haverá o Fashion Revolution. São ativistas da moda do mundo por meio de palestras, debates e exposições em diversas cidades do mundo. Como resultado, a cidade do Natal será uma das sedes mais movimentadas no Brasil. A abertura aqui será segunda-feira (24), às 19h, no Auditório do Sebrae. Será um Seminário de Abertura que vai contar com o jornalista de moda e editor-chefe do projeto Nordestesse, Rener Oliveira, falando sobre suas propostas para uma moda mais justa.

A representante local do Fashion Revolution, Cínthia Madero, será a outra palestrante da noite. Ela falará sobre os manifestos do Movimento, assim como trazendo dados importantes sobre transparência na cadeia produtiva. Além disso, ela explica que o objetivo dos eventos é despertar na sociedade civil o questionamento sobre os aspectos socioculturais na moda.

“As oficinas, workshops e mesas redondas vão debater temas como desperdício têxtil, condições de trabalho, apropriação cultural, equidade racial e de gênero e valorização da artesania”, destaca em release enviado à imprensa.

Mostra de Artesanias Locais e Exposições no Senai

Em Natal, a semana do Fashion Revolution, com apoio do SENAI, SEBRAE e UNP. Primeiramente, o ciclo de atividades inicia na segunda-feira (24), a partir das 16hs, no Senai, com a Mostra de Artesanias Locais e Exposições e desfiles dos alunos de moda do SENAI e UNP.

“Montamos uma exposição com bordados de Caicó, artesanato indígena e uma vivência com as rendeiras da Vila de Ponta Negra, que será um momento para testemunhar a confecção da renda de bilro, esse grande patrimônio cultural do RN”, frisa Jéssica Cerejeira, instrutora do Senai e docente embaixadora do Fashion Revolution local.

Você pode ler também:  Este duo é uma nova banda que promete entrar na cena autoral de Natal

E as oficinas no SENAI

Dentre os eventos pensados para incentivar os participantes a estarem mais perto dos processos naturais e manuais, estão a oficina de criação de petecas com insumos têxteis, a de reciclagem de peças com tingimento natural e a oficina de bordado livre.

Para promover o debate da moda como um setor mais ético e justo serão oferecidas oficinas como:

  • “Descrevi Pra Você: Melhores práticas para uma Comunicação Acessível”, sobre a importância da autodescrição em peças de mídia.
  • “Caminhos para uma Moda Plural”;
  • “Apropriação Cultural e Propriedade Intelectual”.
  • “Workshop: Introdução à Comunicação Não-Violenta”, que vai propor uma relação de parceria, cooperação e empatia nas relações trabalhistas.

“A Semana Fashion Revolution é um evento que já se integra ao calendário empresarial da cidade e para nós do Sebrae, que buscamos valorizar negócios sustentáveis e promover a conscientização sobre o consumo, é um enorme prazer apoiar esse tipo de iniciativa”, diz Camilla Ruama, Trainee da unidade de desenvolvimento setorial do Sebrae/RN

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí